Fartura renova marca e lança calendário de festivais
Marca traz linguajar tupi-guarani como forma de resgatar as raízes da gastronomia brasileira e faz, pela primeira vez, evento fora do País
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Thaís Monteiro
14 de julho de 2017 - 14h53
Procurando valorizar as origens dos ingredientes que fazem parte do cotidiano da culinária brasileira, o Fartura, projeto de pesquisa do cenário gastronômico do Brasil, expandiu sua plataforma de conteúdo. Antes concentrado em livros e festivais, o Fartura relançou o site, com conteúdo multimídia, repaginou as redes sociais e adotou novo conceito.
A marca abandonou o sobrenome “Gastronômico” e o substituiu por “Comidas do Brasil”. O objetivo, segundo Rodrigo Ferraz, idealizador e coordenador do projeto, é mostrar que o Fartura fala das riquezas gastronômicos do País. O primeiro nome também passou por mudanças. A letra “u”, que na língua tupi-guarani significa comer e ingerir, ganhou destaque (na foto, a aplicação da nova marca). O símbolo indígena estampa a comunicação do projeto, já que muitos dos ingredientes do País vieram dos índios. “Nós vamos traduzir alguns materiais de campanhas e comunicação para atiçar a curiosidade do público e espalhar conhecimento”, explica Rodrigo. O logo foi desenvolvido pela New 360 e o site pela agência Zobba.
“Já tínhamos uma plataforma de conteúdo com os livros e filmes sobre o que acontecia nas expedições, mas agora nós consolidamos tudo para levar ao público as histórias das pessoas por trás das receitas, que são de grande memória afetiva”, conta Isabela Pechir, diretora de marketing e comunicação do Fartura.
Nesta fase da marca, o Fartura produzirá conteúdo para seu portal hospedado na Folha de S.Paulo, para o quadro em rádio transmitido desde 2016, para suas redes sociais e realizará um maior número de festivais em que apresenta receitas e novidades recolhidas nas expedições do projeto junto a chefes e produtores gastronômicos. “Já tínhamos uma plataforma de conteúdo com os livros e filmes sobre o que acontecia nas expedições, mas agora nós consolidamos tudo para levar ao público as histórias das pessoas por trás das receitas, que são de grande memória afetiva”, conta Isabela Pechir, diretora de marketing e comunicação do Fartura.
Com sete festivais marcados para o resto do ano, a marca faz sua estreia fora do País em setembro, com uma participação do Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes na Festa da Vindima, no Palácio da Bacalhôa, em Portugal. “Portugal também está nas nossas raízes culinárias e é o país mais próximo de nós para começar uma programação internacional”, aponta Rodrigo. O calendário de festivais inclui eventos em Belo Horizonte (dois, um em setembro e outro em outubro), Belém (que recebe o evento pela primeira vez), Fortaleza (ambos em novembro) e São Paulo (neste mês). Já em agosto será realizada a 20ª edição do Festival de Gastronomia de Tiradentes. Em 2016, os festivais reuniram um público total de 80 mil pessoas.
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