Jogos, palavrões e descontração: a estratégia da Ge TV
Novo canal esportivo da Globo no YouTube aposta na descontração e na força do portfólio de direitos do grupo

Elenco do Ge TV apresenta o projeto em live para a imprensa (Crédito: Reprodução)
Na noite de 4 de setembro, a Globo dá início às transmissões do Ge TV, sua nova empreitada esportiva no ambiente do YouTube, cuja proposta principal é cativar a audiência que é apaixonada por esporte, mas que já não tem mais o hábito de acompanhar transmissões e análises pela mídia tradicional.
Com um cardápio incrementado pelos direitos de transmissão que já pertencem à Globo, a Ge TV ainda não tem uma grade montada, mas adiantou, na manhã desta sexta-feira, 29, um pouco daquilo que estará presente em seu conteúdo.
O novo canal esportivo da Globo promete exibir jogos do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Conmebol Libertadores da América, partidas da seleção brasileira feminina e masculina de futebol, além de jogos da NFL (cujos direitos foram anunciados pela Globo esta semana) e também Liga das Nações de Vôlei e World Surf League.
Para estruturar o projeto do Ge TV, a Globo foi ao mercado buscar comentaristas e narradores que combinassem com a linguagem que pretende aplicar no digital. Nesse movimento, vieram para o grupo Mariana Spinelli, que será hostess do canal junto de Fred Bruno, que já é apresentador do Globo Esporte, além de Bruno Formiga, Luana Maluf, André Balada como comentaristas.
Para a narração, o Ge TV terá Jorge Iggor, que terá o apoio das repórteres Sofia Miranda e Jordana Araújo.
Ampliação de oferta
Na apresentação do projeto, o elenco do Ge TV comentou sobre a possível canibalização que o canal do YouTube pode gerar em relação às transmissões que a Globo já faz na TV aberta e nos canais pagos (sporTV e Premiere).
Na visão de Mariana e Fred Bruno, mais estratégico do que ver as plataformas como concorrentes é assimilá-las como janelas complementares de transmissão.
“A importância é chegar onde as pessoas estão. O pensamento não deve ser mais de ver as plataformas como concorrentes, mas como canais que impactam as pessoas em momentos diferentes”, declarou Mariana.
“Muitas vezes, a pessoa está no caminho para casa, então ela não conseguirá sintonizar aquele jogo na televisão. Quanto mais opções de transmissões oferecermos, em diferentes canais, melhor será”, complementou Fred.
O único jogo que está definido – e será bem na estreia do canal – é a transmissão de Brasil X Chile, válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, que acontece no próximo dia 4, no estádio do Maracanã. A transmissão, que terá pré e pós-jogo, marcará a estreia do elenco de comentaristas, repórteres e anfitriões, além do narrador, Jorge Iggor.
Linguagem de internet e descontração
Na apresentação, o elenco do projeto esportivo destacou que, embora faça parte da Globo, o Ge TV não terá a função de replicar o estilo de transmissão que já existe na TV aberta e também no sporTV. A proposta é propiciar uma linguagem mais descontraída, com brincadeiras em meio à informação, algo mais característico do ambiente digital.
“Palavrão está liberado. O que não pode é ter erro de informação”, brincou o comentarista Bruno Formiga.
Essa ideia de transmissões mais descontraídas no ambiente é algo que ganhou mais corpo a partir da consolidação da CazéTV. O canal, fruto da parceria entre Casimiro Miguel a LiveMode, conquistou direitos de transmissão dos mais importantes eventos internacionais, como Copa do Mundo e Olimpíada, e chamou a atenção pelos recordes de audiência.
O time do Ge TV, foi, inclusive, questionado sobre como irão se diferenciar da concorrência. “Eu, que vim do YouTube, com o canal Desimpedidos, fico muito feliz de ver essa evolução das transmissões desportivas. A CazéTV fez um trabalho muito bom e é ótimo que isso tenha despertado a Globo para ver o YouTube como uma plataforma estratégica para esse projeto. O que podemos prometer é que manteremos o estilo de descontração do digital, mas com toda a estrutura e experiência que a Globo tem na cobertura esportiva de tantos anos”, destacou Fred.
Apesar de o YouTube ser a casa oficial do Ge TV, o sinal do canal também estará disponível no Globoplay e em TVs conectadas, como Samsung TV e TLC.
A ideia, também, é produzir conteúdo específico para outras redes sociais, como Instagram e TikTok.
Cotas comerciais da Ge TV
Para o mercado publicitário, o Ge TV ofereceu oito cotas de patrocínio fundadoras no valor de R$ 40 milhões (preço de tabela). Esse valor inclui entrega publicitária em formatos de mídia do canal e ativações.
De acordo com apurações feitas pela reportagem, metade desse plano já foi comercializado. As marcas, porém, serão anunciadas somente na próxima semana.