Ferramenta da Visa vai permitir aproximação em compras online
Batizada de Visa Ingresse Tap, modalidade começa a ser disponibilizada na próxima semana pela plataforma de venda de ingressos Ingresse
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Taís Farias
31 de janeiro de 2024 - 12h15
Nesta quarta-feira, 31, a Visa apresentou sua nova modalidade de pagamento: o Visa Ingresse Tap. A tecnologia é uma evolução do Tap to Phone, onde o pagamento é feito por aproximação no celular do lojista que funciona como uma maquininha. A nova ferramenta permite que o processo seja feito no celular do próprio consumidor em compras online.
A modalidade foi desenvolvida em parceria com a Symbiotic, responsável pela tecnologia, e a Ingresse, plataforma de venda de ingressos que será a primeira a disponibilizar a modalidade para os consumidores. A aproximação para compras online da Visa já está disponível para Android e, em breve, deve ser ofertada também em iOS. O pré-requisito para o uso é que tanto o celular quanto o cartão tenham tecnologia NFC, que permite a transmissão dos dados por aproximação.
Uma das novidades trazidas pela solução é que, além de crédito e pré-pago, é possível pagar por aproximação via débito. A Visa aposta nisso como uma forma de ampliar o alcance do modelo. “O ambiente do cartão de crédito ainda é selecionado”, apontou Fernando Pantaleão, vice-presidente de soluções da companhia.
“Ela carrega características importantes de aumento de aceitação, segurança e inclusão”, concluiu sobre a nova forma de pagamento. No que diz respeito a segurança, para o lojista, o fato de a transação ser feita com o cartão ou outro dispositivo pelo próprio portador traz garantias e diminui gastos com estornos.
O cliente, por sua vez, não precisaria dispor dos seus dados online. Esse investimento em segurança foi um dos atrativos para a Ingresse no projeto, já que o mercado de eventos vem sofrendo com a alta incidência de fraudes. A solução deve ser disponibilizada nos canais da tiqueteira já na próxima semana.
A tecnologia está sendo pilotada pela Visa no Brasil, mas a companhia pretende escalar a solução para outras regiões. A rede também ambiciona levar a modalidade para outros parceiros do varejo online, além da Ingresse.
Do lado da desenvolvedora da tecnologia, o desafio foi a rastreabilidade das transações. Uma vez que elas deixam de estar só no celular do lojista e passam a ser disponibilizadas para todos os consumidores. A solução levou um ano e meio para ser desenvolvida e cinco meses para ser implantada na Ingresse.
No fim do ano passado, a Visa Consulting & Analytics (VCA), vertical de consultoria de pagamentos da Visa, passou a oferecer às empresas um modelo para trabalhar com inteligência artificial (IA).
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