Visa: como a consultoria de inteligência artificial da empresa funciona

Buscar
Publicidade

Notícias

Visa: como a consultoria de inteligência artificial da empresa funciona

A VCA, vertical de serviços da empresa, oferece o AI Advisory Practice

Preencha o formulário abaixo para enviar uma mensagem:


12 de dezembro de 2023 - 6h03

O AI Advisory Practice é um serviço de consultoria oferecido pela VCA, vertical de serviços da VISA

O AI Advisory Practice é o serviço de consultoria oferecido pela VCA, vertical de serviços da Visa (Crédito: Ipopba/Adobe Stock)

A Visa Consulting & Analytics (VCA), vertical de consultoria de pagamentos da Visa, passou a oferecer às empresas um modelo para trabalhar com inteligência artificial (IA). Intitulado de AI Advsory Practice, o serviço promete antecipar possíveis cenários de concorrência a partir de tendências de mercado e comportamento dos consumidores.

Com isso, bancos, fintechs, credenciadores e emissores de serviços e produtos bancários podem aprender as melhores práticas de como utilizar os recursos da IA. Ao todo, são mais de 70 escritórios da Visa capacitados para a prestação do serviço de forma global. Com o AI Advsory Practice, da VCA, será possível aproveitar o machine learning para agregar valor como o aumento da carteira de clientes e aprimoramento da jornada de compra.

Qual é o investimento em inteligência artificial?

Ao longo de dez anos, a Visa investiu cerca de US$ 3 bilhões no aprimoramento da IA para uso interno. Sobretudo, as frentes de pesquisa se desdobraram a partir da movimentação monetárias seguras e otimizadas a fim da redução de riscos à crimes virtuais, por exemplo.

Segundo o head da Visa Consulting & Analytics no Brasil, Tiago Moherdaui, a programação da IA é ancorada em 150 modelos de aprendizado de máquina alinhada à rede global de consultores e cientistas de dados parceiros da empresa.

Investimento em inteligência artificial em 2024

A partir de 2024, a Visa investirá US$ 100 milhões em startups e empresas de tecnologia que estejam desenvolvendo inteligência artificial generativa com impacto no comércio.

Um desses centros de pesquisa e desenvolvimento é o Lab, laboratório da Visa no Brasil. A unidade surgiu com o propósito de ser espaço comunitário de inovação e oportunidades de negócios. “Com profissionais altamente especializados, capazes de criar protótipos em poucas semanas, o trabalho desempenhado no Lab segue a metodologia ágil, amplamente difundida em startups”, diz. Desse modo, uma credenciadora, um emissor, uma carteira digital e uma integradora testam os modelos de IA

Quais são as áreas em que a Visa usa IA?

Ademais, a Visa desenvolve ferramentas para IA em quatro grandes áreas. A primeira é para prevenção de fraudes, em que a IA analisa a maioria das transações em tempo real.

Assim, esse procedimento de segurança tenta identificar comportamentos anormais e suspeitos a partir dos parâmetros de uso cotidiano dos clientes da bandeira. “A Visa usa inteligência artificial para monitorar e proteger a rede global de pagamentos, que processa mais de 65 mil transações por segundo, contra ameaças internas e externas”, diz Moherdaui.

Dessa forma, a Visa usa IA para extrair insights e analisar dados gerados pelas transações.

Ao mesmo tempo, o utros programas analisam esses dados para personalização de ofertas a partir do comportamento e as preferências dos consumidores, comerciantes e parceiros no geral.

Por fim, a Visa investe em IA para melhorar o atendimento e o suporte aos clientes através de chatbots, assistentes virtuais e agentes inteligentes.

“Quando se usa a IA, aumentam as capacidades das empresas em segmentar o público, agilizar o processamento de informações, aperfeiçoar e identificar problemas. Além de criar parâmetros para a retenção de clientes e reconciliação com consumidores inativos”, diz.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Como as redes sociais podem contribuir na conversão do e-commerce?

    Como as redes sociais podem contribuir na conversão do e-commerce?

    Levantamento da Nuvemshop aponta maior interferência das redes sociais na venda direta de produtos online no primeiro semestre

  • Pipeline Capital lança concurso para startups de GenAI Commerce

    Pipeline Capital lança concurso para startups de GenAI Commerce

    Iniciativa visa reconhecer IA como elemento acelerador do crescimento das empresas na área de varejo e e-commerce no Brasil