Gap renasce nos EUA e abrirá lojas no Brasil
Varejista símbolo do estilo clássico americano projeta expansão global ao mesmo tempo em que tenta reconquistar o público americano
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Meio & Mensagem
19 de dezembro de 2012 - 9h28
A Gap anunciou planos para inaugurar suas primeiras lojas no Brasil, por meio de acordo assinado com a Tudo Bom Comércio, a partir do segundo semestre de 2013. A iniciativa faz parte dos planos de expansão global da Gap Inc, dona da marca. O objetivo é estabelecer uma base para o crescimento sólido da grife no Brasil pelos próximos cinco anos.
“O Brasil é o próximo ponto chave da nossa estratégia de expansão global, e estamos entusiasmados para apresentar a nossa experiência aos consumidores brasileiros”, afirmou Stefan Laban, diretor geral de alianças estratégicas da Gap Inc, em comunicado oficial.
As primeiras lojas Gap no País serão abertas em São Paulo e, em seguida, no Rio de Janeiro. As coleções infantis e para bebês também estarão disponíveis. Na América do Sul, a varejista tem lojas também no Chile, Colômbia e Uruguai.
Marca tenta recuperar espaço nos Estados Unidos
Varejista símbolo do estilo americano despojado de se vestir e eleita pelo Advertising Age o Anunciante do Ano em 1997, a empresa, então uma potência em termos de marketing, assistiu ao declínio de sua prosperidade nos anos 2000. O marketing tornou-se irregular e a marca parecia haver abandonado a visão nítida que a levou ao sucesso. Os concorrentes surgidos com a nova tendência da fast fashion, como Uniqlo, Zara e H&M, partiram para o ataque.
Além disso, a Gap Inc,. que também controla Old Navy, Banana Republic, Athleta e Piperlime, sofreu com os analistas de mercado e com a queda das ações da empresa abaixo dos US$ 10,00 em 2009. Por fim, os veículos (o Ad Age inclusive) começaram a cogitar a respeito dos meios necessários para “consertar” a famosa marca, fundada por Don e Doris Fisher em 1969, em São Francisco.
Os números recentes indicam que a marca pode estar renascendo. No terceiro trimestre de 2012, o faturamento líquido global atingiu US$ 1,5 bilhão, em comparação com US$ 1,4 bilhão no mesmo período de 2011.Na América do Norte, as vendas em mesmas lojas saltaram 7%, contra uma queda de 6% no ano passado. Além disso, o varejista, responsável por 39% do faturamento da controladora (aproximadamente o mesmo que a Old Navy), registrou 10 meses de alta de vendas em mesmas lojas na América do Norte, após nove meses consecutivos de queda. A cotação das ações da Gap Inc. quase dobrou no ano, atingindo cerca de US$ 35 por papel.
As primeiras lojas Gap no País serão abertas em São Paulo e, em seguida, no Rio de Janeiro. As coleções infantis e para bebês também estarão disponíveis. Na América do Sul, a varejista tem lojas também no Chile, Colômbia e Uruguai.
Marca tenta recuperar espaço nos Estados Unidos
Varejista símbolo do estilo americano despojado de se vestir e eleita pelo Advertising Age o Anunciante do Ano em 1997, a empresa, então uma potência em termos de marketing, assistiu ao declínio de sua prosperidade nos anos 2000. O marketing tornou-se irregular e a marca parecia haver abandonado a visão nítida que a levou ao sucesso. Os concorrentes surgidos com a nova tendência da fast fashion, como Uniqlo, Zara e H&M, partiram para o ataque.
Além disso, a Gap Inc,. que também controla Old Navy, Banana Republic, Athleta e Piperlime, sofreu com os analistas de mercado e com a queda das ações da empresa abaixo dos US$ 10,00 em 2009. Por fim, os veículos (o Ad Age inclusive) começaram a cogitar a respeito dos meios necessários para “consertar” a famosa marca, fundada por Don e Doris Fisher em 1969, em São Francisco.
Os números recentes indicam que a marca pode estar renascendo. No terceiro trimestre de 2012, o faturamento líquido global atingiu US$ 1,5 bilhão, em comparação com US$ 1,4 bilhão no mesmo período de 2011.Na América do Norte, as vendas em mesmas lojas saltaram 7%, contra uma queda de 6% no ano passado. Além disso, o varejista, responsável por 39% do faturamento da controladora (aproximadamente o mesmo que a Old Navy), registrou 10 meses de alta de vendas em mesmas lojas na América do Norte, após nove meses consecutivos de queda. A cotação das ações da Gap Inc. quase dobrou no ano, atingindo cerca de US$ 35 por papel.
“Tenho muito orgulho dessa capacidade de recuperação da empresa, da nossa cultura”, revelou Farbman.
Para ele, esses êxitos recentes, que a Gap tem o cuidado de não descrever como uma virada diante do enorme trabalho que ainda tem pela frente, devem-se a uma combinação de fatores: a melhoria do produto e a chegada de novos talentos. Nas lojas, o marketing foi reduzido a grandes imagens de apelo emotivo. Além disso, “mesas comunitárias” com carregadores de bateria e, às vezes, petiscos estão sendo postas em algumas lojas, na tentativa de oferecer aos clientes um local para se reunir.
No nível externo, a campanha de fim de ano “Love Comes in Every Shade” (“O amor tem todos os tons”), como é típico da marca, é estrelada por celebridades que, no entanto, se encaixam nesse conceito de brilho. Michael J. Fox e sua esposa Tracy Pollan, por exemplo, não são apenas figuras famosas.
“Tenho muito orgulho dessa capacidade de recuperação da empresa, da nossa cultura”, revelou Farbman.
Para ele, esses êxitos recentes, que a Gap tem o cuidado de não descrever como uma virada diante do enorme trabalho que ainda tem pela frente, devem-se a uma combinação de fatores: a melhoria do produto e a chegada de novos talentos. Nas lojas, o marketing foi reduzido a grandes imagens de apelo emotivo. Além disso, “mesas comunitárias” com carregadores de bateria e, às vezes, petiscos estão sendo postas em algumas lojas, na tentativa de oferecer aos clientes um local para se reunir.
No nível externo, a campanha de fim de ano “Love Comes in Every Shade” (“O amor tem todos os tons”), como é típico da marca, é estrelada por celebridades que, no entanto, se encaixam nesse conceito de brilho. Michael J. Fox e sua esposa Tracy Pollan, por exemplo, não são apenas figuras famosas.
“Tenho muito orgulho dessa capacidade de recuperação da empresa, da nossa cultura”, revelou Farbman.
Para ele, esses êxitos recentes, que a Gap tem o cuidado de não descrever como uma virada diante do enorme trabalho que ainda tem pela frente, devem-se a uma combinação de fatores: a melhoria do produto e a chegada de novos talentos. Nas lojas, o marketing foi reduzido a grandes imagens de apelo emotivo. Além disso, “mesas comunitárias” com carregadores de bateria e, às vezes, petiscos estão sendo postas em algumas lojas, na tentativa de oferecer aos clientes um local para se reunir.
No nível externo, a campanha de fim de ano “Love Comes in Every Shade” (“O amor tem todos os tons”), como é típico da marca, é estrelada por celebridades que, no entanto, se encaixam nesse conceito de brilho. Michael J. Fox e sua esposa Tracy Pollan, por exemplo, não são apenas figuras famosas.
“Tenho muito orgulho dessa capacidade de recuperação da empresa, da nossa cultura”, revelou Farbman.
Para ele, esses êxitos recentes, que a Gap tem o cuidado de não descrever como uma virada diante do enorme trabalho que ainda tem pela frente, devem-se a uma combinação de fatores: a melhoria do produto e a chegada de novos talentos. Nas lojas, o marketing foi reduzido a grandes imagens de apelo emotivo. Além disso, “mesas comunitárias” com carregadores de bateria e, às vezes, petiscos estão sendo postas em algumas lojas, na tentativa de oferecer aos clientes um local para se reunir.
No nível externo, a campanha de fim de ano “Love Comes in Every Shade” (“O amor tem todos os tons”), como é típico da marca, é estrelada por celebridades que, no entanto, se encaixam nesse conceito de brilho. Michael J. Fox e sua esposa Tracy Pollan, por exemplo, não são apenas figuras famosas.
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