Assinar

Governo acena com mudança no IPI para importados

Buscar

Governo acena com mudança no IPI para importados

Buscar
Publicidade
Marketing

Governo acena com mudança no IPI para importados


11 de outubro de 2011 - 12h55

O governo federal mudou o discurso e agora acena com mudanças no regime automotivo definido por decreto de lei, que no início de agosto aumentou o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre os veículos importados. A medida, válida até dezembro de 2012, aumentou em até 30% o valor final de alguns modelos importados.
“Estamos fechando um modelo de transição, que terá de ser um modelo gradual. Não podemos exigir que as indústrias comecem com 65% de conteúdo local, porque esse é um índice que as montadoras que estão aqui levaram anos para alcançar”, afirmou o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, em entrevista ao jornalista Fernando Rodrigues, do UOL.
Pimentel indicou que, no momento, o governo analisa os projetos de construção de fábricas encaminhados pelas montadoras, com o cronograma de implantação. Na semana passada, JAC Motors e Nissa Renault anunciaram planos de investimento, nos dois casos com início de produção no País previsto para 2014. “Vamos avaliar os projetos e esperamos que em até 90 dias esse plano de transição esteja concluído”, disse o ministro.
Apesar da mudança de retórica, contudo, Pimentel reafirmou que o governo poderá negociar com as montadoras que tiverem projetos consistentes. Mas as importadoras, por outro lado, dificilmente escaparão do imposto a mais. “Estamos dispostos a ouvir o que as montadoras vão nos apresentar. Mas não acredito que a manutenção do aumento do IPI pelo prazo de um ano, pouco mais que isso, será capaz de atrapalhar os planos de investimento de que deseja construir uma fábrica no País.”
 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também