Assinar

IPEA: padrão de consumo segue desigual no Brasil

Buscar

IPEA: padrão de consumo segue desigual no Brasil

Buscar
Publicidade
Marketing

IPEA: padrão de consumo segue desigual no Brasil

Em painel do 5º Congresso Brasileiro de Pesquisa, diretor adjunto de políticas regionais do instituto afirmou que expansão da rede urbana deve ser menos concentrada para refletir no aumento do mercado consumidor


27 de junho de 2012 - 12h33

Durante palestra realizada no 5º Congresso Brasileiro de Pesquisa, cujo encerramento acontece nesta quarta-feira 27, em São Paulo, o diretor adjunto da diretoria de estudos e políticas regionais, urbanas e ambientais do IPEA, Miguel Matteo, afirmou que o grande desafio dos pesquisadores do consumo no Brasil é descobrir se a expansão da rede urbana do País tem se dado de forma a ampliar proporcionalmente o mercado consumidor.

“É preciso avaliar se essa expansão, que chega à lugares do interior do País triplicando as populações de cidades em uma década, está se dando de forma menos concentrada, menos desigual, do que as expansões verificadas em décadas passadas”, afirmou Matteo, durante o painel Tendências da Evolução da Geografia do Consumo no Brasil, realizado na terça-feira 26, e que contou também com a participação do tecnologista em informação geográfica e estatística do IBGE, Jefferson Mariano.

Para Matteo, conhecer as características da expansão da rede urbana é essencial para a determinação de políticas públicas ativas que resultem na diminuição das lacunas existentes no padrão de consumo das diferentes regiões e classes sociais do País. “Norte e Nordeste ainda têm um padrão muito distante da média brasileiras e ainda mais distante da média das outras regiões”, comparou.

O 5º Congresso Brasileiro de Pesquisa é uma realização da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas (Abep).

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Petra assume naming rights de Zuca – A Casa da Música Brasileira

    Petra assume naming rights de Zuca – A Casa da Música Brasileira

    Marca do Grupo Petrópolis, busca reforçar seu compromisso na promoção da cultura e música nacionais

  • Os 25 maiores anunciantes do mundo, segundo o Ad Age

    Os 25 maiores anunciantes do mundo, segundo o Ad Age

    Ranking mostra a Amazon, pelo terceiro ano consecutivo, na liderança; empresa investiu US$ 20,3 bilhões em compra de mídia em 2023