Itaú Unibanco cria plataforma para combater fake news
Iniciativa #ÉFake pode ser acessada no site da instituição e visa combater notícias falsas sobre o banco e sistema financeiro como um todo
Itaú Unibanco cria plataforma para combater fake news
BuscarItaú Unibanco cria plataforma para combater fake news
BuscarIniciativa #ÉFake pode ser acessada no site da instituição e visa combater notícias falsas sobre o banco e sistema financeiro como um todo
Meio & Mensagem
4 de dezembro de 2023 - 15h17
O Itaú Unibanco apresenta uma iniciativa para combater notícias falsas sobre o banco e o setor financeiro como um todo. A plataforma #ÉFake monitora, rastreia e identifica fake news relacionadas à marca em diversos espaços, como sites, blogs, redes sociais e até mesmo grupos de mensagem.
O banco viabilizou o projeto por meio de parceria com o Q-Insider, plataforma da Quaest que faz a coleta e mineração de dados. Ao mesmo tempo, o time de Comunicação Corporativa da instituição é responsável pela curadoria e gestão da plataforma.
A plataforma pode ser acessada por meio do site do Itaú e oferece também um canal de mensagens instantâneas e via e-mail. O objetivo é viabilizar uma comunicação ágil dos clientes e usuários com as áreas comerciais e de atendimento ao cliente do banco. Contudo, é importante ressaltar que o grande público é o alvo da iniciativa. Ela está disponível a funcionários do Itaú Unibanco, investidores, jornalistas, entre outros.
Em nota, a superintendente de Comunicação Corporativa do Itaú Unibanco aponta que as fake news representam uma crescente ameaça tanto para a sociedade quanto para as empresas. Marcas renomadas são utilizadas para pulverizar mentiras e medo, segundo ela.
A executiva ressalta que “a integridade de marcas como a do Itaú depende da habilidade das empresas de promoverem uma comunicação ética, transparente e precisa”. Assim, a #ÉFake nasceu com o intuito de apoiar o banco nessa missão.
Um estudo realizado pelo Poynter Institute ao lado do Google mostra que 44% dos internautas brasileiros têm acesso diário a notícias falsas. Além disso, 65% dos brasileiros demonstram preocupação em relação ao impacto das notícias falsas em suas próprias vidas e nas de suas famílias.
Neste sentido, o Q-Insider também classifica e desmascara as notícias falsas que podem levar milhares de brasileiros a perder dinheiro por decisões equivocadas, conforme diz Felipe Nunes, sócio fundador da Quaest, em comunicado à imprensa.
Compartilhe
Veja também
Azzas 2154 reduz portfólio e elimina Dzarm, Alme e Reserva feminina
Holding de moda, vestuário e calçados afirma ter concluído revisão do portfólio e tomado a decisão com foco de “melhorar a alocação de capital”
Coqueiro transforma lata de atum em caixa de som
Marca de peixes enlatados da Camil Alimentos usa humor para esclarecer fake news sobre suas embalagens transferirem metais pesados para os pescados