Meio & Mensagem
26 de agosto de 2015 - 9h18
Pelo segundo ano consecutivo, o uísque Johnie Walker lidera a lista das marcas de bebidas mais poderosas do mundo. A constatação é do estudo "Power Brands 2015" realizado pela Intangible Business e a Drinks Power Brands. Para definir a marca de bebida mais poderosa do mundo o estudo desenvolveu uma pesquisa com 10 mil destilados, vinhos e champanhes.
Foram considerados critérios como fatia de mercado, avanço nas vendas nos últimos anos, segmentos presentes, equilíbrio entre preço e qualidade e o recall entre os consumidores. No total, foram escolhidas cem marcas. As escocesas, americanas e francesas se destacam na lista seguidas pelas inglesas e italianas. A única bebida do Brasil que aparece é o conhaque Dreher, da Campari, na 51º posição. A francesa Pernod Ricard é a empresa que mais aparece com 18 marcas e a inglesa Diageo vem em seguida com 14 marcas.
Veja quais são as 10 mais poderosas:
(1) Johnnie Walker
Categoria: Uísque
Fabricante: Diageo
País: Reino Unido
A redução no consumo da bebida na China tem provocado queda nas vendas, mas a marca conseguiu manter seu status com forte trabalho de posicionamento.
(2) Smirnoff Vodka
Categoria: Vodka
Fabricante: Diageo
País: Reino Unido
A introdução de novos sabores tem ajudado a marca a se manter na liderança da categoria.
(3) Bacardi
Categoria: Rum
Fabricante: Bacardi
País: Cuba
O logo e o conceito da marca passaram por uma transformação após décadas.
(4) Jack Daniel´s
Categoria: Uísque
Fabricante: Brown-Forman
País: Estados Unidos
A manutenção da marca no ranking passa pelo reforço da empresa em manter a percepção do consumidor positiva.
(5) Hennessy
Categoria: Conhaque
Fabricante: Hennessy
País: França
A categoria também tem sido prejudicada pela desaceleração do consumo na China, mesmo assim, a marca mantém sua posição de liderança.
(6) Captain Morgan
Categoria: Rum
Fabricante: Diageo
País: Porto Rico
A marca saltou duas posições no ranking em função de um esforço de marketing que tem ajudado na evolução da relevância e percepção.
(7) Absolut
Categoria: Vodka
Fabricante: Pernod Ricard
País: Suécia
É uma das marcas mais fortes na categoria e aumentou sua pontuação em 3% em percepção e 8% em volume.
(8) Martini Vermouth
Categoria: Vermouth
Fabricante: General Beverage Corporation
País: Itália
A marca caiu duas posições e vem sendo pressionada por seus concorrentes Campari e Cinzano.
(9) Chivas Regal
Categoria: Uísque
Fabricante: Pernord Ricard
País: Escócia
As vendas da marca também sofrem com a desaceleração do mercado chinês, mesmo assim o Chivas Regal alcançou um aumento de 8% em seus atributos.
(10) Jagermeister
Categoria: Destilado
Fabricante: Jagermeister
País: Alemanha
A marca conseguiu tirar o concorrente Ballantine do Top 10, mas lida com o aumento da concorrência no segmento de licores.
Compartilhe
Veja também
-
Os desafios das marcas da Zamp em 2025
Vice-presidente de marketing, Igor Puga analisa os principais pontos que a empresa trabalhará para Burger King, Popeyes, Starbucks e Subway no próximo ano
-
Edu Lyra: “Nossa luta é para que as empresas enxerguem as favelas com toda a sua potência”
Fundador da Gerando Falcões comenta o lançamento do livro “De Marte à Favela”, com Aline Midlej, e discorre sobre atual olhar das empresas sobre as favelas e as articulações junto ao terceiro setor
-
-
-