Laureate paga R$ 1 bilhão pela FMU
Multinacional norte-americana, dona da Anhembi Morumbi, fecha acordo estimado em R$ 1 bilhão com a FMU
Multinacional norte-americana, dona da Anhembi Morumbi, fecha acordo estimado em R$ 1 bilhão com a FMU
Meio & Mensagem
23 de agosto de 2013 - 8h31
Nesta sexta-feira, 23, a rede americana Laureate oficializa a compra do complexo educacional FMU pelo valor de R$ 1 bilhão, segundo estimativas que circulam pelos principais noticiários. O negócio segue as movimentações do setor educacional brasileiro, a exemplo do acordo de R$ 4,3 bilhões feito no último mês de abril entre a mineira Kroton e a Anhanguera. Procuradas, Laureate e FMU não comentaram o negócio, que ainda depende do aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Criada em 1968 pelo advogado Edevaldo Alves da Silva, a FMU tem aproximadamente 90 mil alunos e faturamento bruto estimado em R$ 450 milhões em 2013. Antes voltada para as classes A e B, em meados de 2008, a FMU passou por um reposicionamento que a levou a preços mais acessíveis, estratégia que acabou fortalecendo o nome que a marca já empenhava junto ao mercado.
“Essa associação que ora se anuncia não significará mudanças de campi, marca, grade curricular, carga horária ou política de preços praticados pela FMU, nem tampouco irá alterar a visão já existente de foco total na qualidade acadêmica”, garante o fundador da FMU, o professor Edevaldo Alves da Silva, que permanece como presidente da instituição, em comunicado. Segundo a nota publicada no site da instituição, a FMU reúne as Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), Faculdades Integradas de São Paulo (FISP), Faculdades Integradas Alcântara Machado e Faculdade de Artes Alcântara Machado (FIAM-FAAM), que já formaram mais de 750 mil estudantes.
Já a rede Laureate, possui 750 mil alunos distribuídos em 70 instituições instaladas ao redor de 29 países da América do Norte, América Latina, Europa, África do Norte, Ásia/Pacífico e Oriente Médio. Em parceria com o fundo norte-americano de private equity KKR, a Laureate passou a atuar no Brasil em 2005, quando comprou parte da Anhembi Morumbi, hoje já absorvida em sua totalidade. Sob o comando de José Roberto Loureiro, a Laureate Brasil, totaliza hoje 12 instituições de ensino superior no Brasil.
Compartilhe
Veja também
Os desafios das marcas da Zamp em 2025
Vice-presidente de marketing, Igor Puga analisa os principais pontos que a empresa trabalhará para Burger King, Popeyes, Starbucks e Subway no próximo ano
Edu Lyra: “Nossa luta é para que as empresas enxerguem as favelas com toda a sua potência”
Fundador da Gerando Falcões comenta o lançamento do livro “De Marte à Favela”, com Aline Midlej, e discorre sobre atual olhar das empresas sobre as favelas e as articulações junto ao terceiro setor