Mais conteúdo e menos publicidade: as estratégias do Itaú Personnalité
Em busca de um reposicionamento a longo prazo, marca fortalece aposta em influenciadores, customização e experiência para clientes de alta renda
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Giovana Oréfice
14 de junho de 2022 - 10h02
Depois de passar por uma série de redesenhos para se adaptar às mudanças do mundo, e consequentemente, do consumidor, nos últimos dois anos, o Itaú Personannalité, marca do Itaú voltada para clientes de alta renda, assumiu uma missão: entender os comportamentos e necessidades de consumo desse nicho para ajustar e oferecer mais soluções e modelos de relacionamento a sua cartela de clientes.
Entre a inauguração de um espaço conceito e melhorias no digital, a marca prepara o terreno para um reposicionamento que deverá acontecer ainda em 2022.
“É natural que qualquer instituição longeva que quer ter sucesso tenha que se adaptar ao que está acontecendo ao seu redor, seja com seus consumidor ou com a sociedade como um todo, e com Personnalité não é diferente”, diz Guilhermo Bressane, diretor de marketing do Itaú. Além de fidelizar e proporcionar melhores experiências aos consumidores, as novas estratégias miram também a conquista de novos clientes. Entre os maiores desafios nesse sentido, ele cita a maior busca por experiência e consumidores com expectativas mais altas em todos os segmentos.
Uma das principais e mais recentes ações nesse sentido é a inauguração do Investment Center, uma espécie de loja conceito. Além de receber os consumidores, o espaço sediado na Avenida Brigadeiro Faria Lima, na cidade de São Paulo, também tem atuação em diversas frentes, como assessoria de investimentos, proteção de patrimônio, crédito imobiliário e serviços relacionados à viagens, como troca de câmbio direto no caixa eletrônico.
Segundo o diretor, os serviços demandam uma presença física com consultores e especialistas, servindo uma experiência ‘phygital’. “Sabemos que mesmo o cliente esclarecido e de alta renda quer ter um contato pessoal e principalmente com alguém que conheça do assunto e possa conduzi-lo no processo”, declara.
O espaço também promove encontros de clientes. O primeiro deles aconteceu em comemoração ao Dia das Mães e teve como tema “Um espelho da maternidade real”. Em parceria com a Fhits, a instituição promoveu uma roda de conversa com Alice Ferraz, jornalista e fundadora da Fhits, junto à curadora de arte Ana Carolina Ralston, entre outras personalidades. A agência atuará junto ao Itaú para auxiliar e coordenar os eventos que acontecerão no Investment Center – com possibilidade de expansão de atuação para uma vertente de conteúdo mais forte. A primeira experiência reuniu 50 pessoas e atingiu NPS acima de 90.
Ao longo de 2023, o Itaú pretende abrir unidades do Investment Center em mais sete cidades, entre elas o Rio de Janeiro, seguido de Campinas, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre e Salvador.
O espaço conta com um estúdio para a gravação de conteúdo em tempo real e o Itaú já conta com equipes dedicadas exclusivamente para a atividade. “Queremos reverberar mais e ter um trabalho mais de conteúdo e menos publicitário”, afirma Bressane, salientando que o intuito é acompanhar os consumidores que se encontram em um momento de vida de gestão e acúmulo de patrimônio, ampliação de viagens, entre outros.
Entre os demais lançamentos que o Itaú Personnalité prepara está a modularização dos cartões de crédito Black, seguindo o posicionamento “Feito para você”, além da apresentação de mais um cartão. A novidade é a flexibilidade relacionada à contratação (ou descontratação) de benefícios como cashback e acúmulo de pontos, por exemplo. Tudo poderá ser feito via app, que também deverá ter relançamento neste ano.
“Como temos muita entrega diferente, é algo que vai bater muito forte para o público de alta renda. Estamos reembalando tudo e usando a comunicação para dar voz a tudo isso”, declara o executivo de marketing. “Algo que decidimos, até indo na esteira de conteúdo, é que a ideia não é que a gente trabalhe um ‘Big Bang’ – um reposicionamento em um mês só. Vamos trabalhando isso degrau a degrau durante o ano, always on”, salienta, citando a elaboração de estratégias ao lado de influenciadores do segmento financeiro e trabalho em social media, por exemplo.
Durante os últimos anos, a concorrência ficou mais acirrada. As contas digitais cresceram 73% entre 2018 e 2020 entre os brasileiros que utilizam esse formato exclusivo. As informações são do levantamento Global Digital Banking, realizado no ano passado. A nova onda de serviços financeiros digitais também contempla as corretoras de investimentos, que popularizaram e simplificaram o acesso da população a esse tipo de produto.
Sobre isso, Bressane aponta que o Personnalité pretende trabalhar o melhor do atendimento digital e o melhor do atendimento humano em conjunto: “É menos empurrar produto e solução e tentar ser quase preditivo de acordo com o momento de vida do nosso consumidor”.
Ainda em conteúdo, o banco tem um trabalho forte no íon, sua plataforma de investimentos — que teve expansão da prateleira de investimentos tanto do Itaú, quanto de terceiros, a fim de competir de igual para igual com o ecossistema. Entre análises e notícias da macroeconomia, a produção visa auxiliar os clientes a tomar as melhores decisões. Recentemente, a companhia apresentou ao mercado uma plataforma de notícias denominada ‘Inteligência Financeira’, que não carrega a marca do Itaú, feita em parceria com a Globo.
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