Publicidade

Notícias

Cashback: o que é e como funciona?

Eduardo Esparza, da Tenerity, explica as vantagens da modalidade, a diferença com desconto e as oportunidades com a Black Friday

Preencha o formulário abaixo para enviar uma mensagem:


16 de setembro de 2022 - 6h00

O que é cashback

Segundo a pesquisa Panorama Mobile Time e Opinion Box, 42% dos consumidores móveis do Brasil consideram o cashback a melhor funcionalidade em um aplicativo (Crédito: Shutterstock)

Palavra em inglês que significa dinheiro de volta, o cashback é o método onde o consumidor recebe parte do valor de volta ao comprar algum produto ou serviço, depois do pagamento integral cobrado por alguma empresa. Segundo a pesquisa da Global Cashback Report 2020, as promoções de cashback geram aumento de 3,4 vezes na taxa de conversão e aumento médio no valor do pedido de 46%, se tornando, assim, estratégia de expansão de vendas. 

Com a ampliação do consumo digital na pandemia, cresceram também as oportunidades e conhecimento do público para serviços como esse. “Assim como as pessoas queriam se manterem seguras dentro de casa e realizavam mais compras na internet, a taxa de desemprego subiu muito nesta época, o que fez com que quisessem praticidade combinada com o recebimento do valor de volta ao realizar uma compra, a fim de fazerem valer o seu dinheiro”, comenta Eduardo Esparza, vice-presidente-geral da Tenerity na Espanha e Brasil.  

Tipos de cashback 
O serviço pode ser oferecido de diferentes maneiras. O que muda é a forma com que o dinheiro é devolvido ao consumidor. As empresas podem oferecer o cashback na conta digital em que o consumidor está ativo e usufruir desse benefício por ser cliente desse banco; em carteira digital do programa de benefícios que oferece o cashback; no cartão de crédito de acordo com a utilização do consumidor; e por transferência na conta corrente cadastrada pelo consumidor no portal do programa de benefícios, como, por exemplo, no compra e volta. 

“Quando nos cadastramos em algum programa de cashback, o mais importante é ler os termos e condições que a empresa deve fornecer no passo anterior a se cadastrar para que se tenha ciência de todas as informações e regras desse programa. Além disso, é muito importante ser muito cauteloso e não gastar mais do que deve somente porque vai receber um valor alto de volta. Faças as contas e veja se comprar determinado produto ou serviço faz sentido para sua situação financeira e se é um bom negócio naquele momento”, indica o especialista. 

O especialista explica que o desconto é quando a empresa fornece um produto com o valor menor do que o padrão. O cashback é quando a empresa credita um valor ao cliente pela compra já realizada. “Ambos os benefícios têm o mesmo objetivo de reter e fidelizar o cliente, mas o cashback permite que os clientes comprem outros produtos com o recebimento de um valor que não tinham a expectativa de receber e isso muda completamente o valor da marca na perspectiva do consumidor”, aponta Esparza. 

O profissional comenta que, no Brasil, apesar de a ferramenta já estar consolidada, ainda abrange pouca parte dos consumidores, que apresentam certo desconhecimento. “Nos Estados Unidos, por exemplo, o cashback é um benefício que faz parte do dia a dia do americano em qualquer compra que possa realizar, o que, no Brasil, por enquanto, caminha com certa dificuldade, Mas,  sabemos que, em pouco tempo, já estará bem consolidado e que falamos deste assunto como falávamos no final dos anos 1990 de tecnologias simples para nós agora, como a internet, por exemplo”, afirma.  

Cashback na Black Friday
O executivo também comenta que a possibilidade de aproveitar as ofertas da Black Friday, combinadas com o cashback, faz com que os clientes prefiram compras nas lojas que oferecem os melhores benefícios. “De acordo com pesquisa realizada pela All In em 2021, os clientes estão dispostos a se cadastrar nas lojas para receber ofertas, conteúdos de seu interesse e até alguns benefícios em troca, como o cashback, por exemplo. Além disso, na mesma pesquisa, foi percebido aumento significativo de cadastros nas lojas ao longo de todo o mês que antecedeu a Black Friday. Sugiro que as lojas estejam preparadas para fidelizar seus clientes pelo menos dois meses antes da data tão esperada pelo comércio”, aponta. 

Você conhece o evento Maximidia? Saiba o que é e acompanhe as principais novidades no Meio & Mensagem.

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Como as redes sociais podem contribuir na conversão do e-commerce?

    Como as redes sociais podem contribuir na conversão do e-commerce?

    Levantamento da Nuvemshop aponta maior interferência das redes sociais na venda direta de produtos online no primeiro semestre

  • Pipeline Capital lança concurso para startups de GenAI Commerce

    Pipeline Capital lança concurso para startups de GenAI Commerce

    Iniciativa visa reconhecer IA como elemento acelerador do crescimento das empresas na área de varejo e e-commerce no Brasil