Natura faz lançamento para os homens
De olho na demanda crescente, empresa aumenta portfolio da marca Natura Homem
De olho na demanda crescente, empresa aumenta portfolio da marca Natura Homem
Roseani Rocha
1 de abril de 2013 - 4h29
Os homens estão aprendendo a se cuidar melhor e, para atender essa demanda, a Natura está ampliando sua linha de produtos da marca Natura Homem, criada em 1997. Nesta sexta-feira, 1º de março, foram anunciados novos itens para cuidados dos cabelos – xampus, condicionador e um gel. Agora, são 15 itens da marca, em média.
Os produtos já estarão no próximo ciclo de vendas da Natura, que deve usar, inicialmente, o seu exército de 1,4 milhão de consultoras para divulgar as novidades, que receberão destaque até agosto, quando se comemora o Dia dos Pais. A versão reduzida de um filme criado para a força de vendas também será veiculada em canais como o YouTube e portais, segundo André Abreu, gerente de marketing da marca. Ele também explica um cuidado tomado na nova linha de produtos: “Como os homens em geral usam menos condicionador, porque acham que o cabelo fica pesado, o condicionador da Natura tem uma fórmula especial, mais fluida”, disse.
Enquanto a força de vendas e os meios digitais serão usados para anunciar os lançamentos de Natura Homem, a mídia de massa tradicional continua dedicada, mesmo no segmento masculino, a itens de perfumaria (os destaques recentes foram os perfumes Mate Verde e Kaiak).
Mercado
De 2006 a 2011, o consumo de produtos de higiene e beleza masculinos cresceu 163%, atingindo US$ 4 bilhões. O Brasil representa 12% desse mercado. Com a Natura, os maiores players do segmento no País são Gillette, Bozano, Nivea for Men e O Boticário.
“A Natura tem como vantagem o seu enorme canal de distribuição”, avalia André Abreu. Sua declaração é apoiada no fato de que muitos homens estão ampliando o consumo de produtos de higiene pessoal e beleza por influência feminina e o negócio da Natura é sustentado por elas, tanto na força de vendas, quanto no público consumidor.
A própria saturação do mercado em produtos para as mulheres anima as marcas a explorar o mercado masculino, assim como dados de pesquisas que demostram que muitos deles ainda usam sabonete para lavar os cabelos e fazer a barba (40% neste último caso). Aos poucos, a Natura aproveita a boa receptividade que tem dos consumidores para ganhar participação também no segmento masculino. Comemora, por exemplo, o fato de ter liderado o mercado de produtos para barba em share valor no primeiro bimestre de 2012 (dados Kantar WorldPanel).
Compartilhe
Veja também
Copa do Mundo: Fifa anuncia os países-sede das edições de 2030 e 2034
Competição será dividida entre Espanha, Portugal e Marrocos, com jogos também na Argentina, Uruguai e Paraguai em 2030 e Arábia Saudita será a sede em 2034
Granado compra a marca Care Natural Beauty
Compra da marca de cosméticos sustentáveis simboliza mais um passo na ampliação da atuação da Granado no segmento