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Marketing

O desafio de vender a dona da Havaianas

Com mais de cem anos de existência, Alpargatas possui um portfólio complexo com marcas de nichos muito bem definidos e com posição de destaque


30 de junho de 2017 - 10h18

Uma empresa que ficou em primeiro lugar entre os cinco melhores players de vestuário e calçados do Brasil em 2016, segundo a Euromonitor. Dona de uma marca que é sinônimo de Brasil no mundo, como Havaianas. Apenas esses dois elementos fazem da Alpargatas um ativo valioso e complexo de ser negociado.

No início da semana, a J&F, dona da empresa, confirmou que assinou um acordo de confidencialidade envolvendo a Cambuhy Investimentos e uma possível transação para aquisição da totalidade das ações da J&F na Alpargatas. A J&F, dos irmãos Joesley e Wesley Batista, comprou o controle da Alpargatas do grupo Camargo Corrêa, em 2015, numa operação avaliada em R$ 2,66 bilhões.

No mês passado, a JBS, outra empresa da J&F, anunciou um programa de desinvestimento que prevê a entrada de recursos de aproximadamente R$ 6 bilhões com a venda da participação da companhia na Vigor, além da Moy Park, e dos ativos da Five Rivers Cattle Feeding e fazendas.

“O maior risco de uma empresa ou grupo econômico num processo de desinvestimento é a de tomar decisões incorretas sobre a escolha do portfólio que será mantido e do que será vendido. A decisão envolve questões econômico-financeiras, cujo foco principal é a geração de caixa. Mas também envolve questões estratégicas que devem ser tomadas com base em preservar o ‘core business’ do grupo”, explica Fábio Astrauskas, CEO da Consultoria Siegen.

Para Alexis Frick, gerente de pesquisa da Euromonitor, as Alpargatas se beneficiam de um portfólio altamente diversificado e muito bem definido. “Cada marca tem seu próprio nicho. Osklen se concentra na moda de luxo, enquanto Mizuno atende atletas de alto desempenho e Havaianas se concentra no estilo de vida”, diz Frick. Ele ressalta que a empresa é altamente competitiva e possui uma presença digital relevante.

Em 2016, a Alpargatas investiu R$ 106.9 milhões em compra de mídia, uma leve redução de 0,73% em relação a 2015, de acordo com o ranking Agências & Anunciantes, de Meio & Mensagem. A Havaianas que, em 2012 completou 50 anos, foi considerada um dos maiores cases de inovação do Brasil.

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