Marketing

Geração dos serviços sob demanda: conectados e exigentes

Pesquisa feita pelo app detalha hábitos da "Geração Uber", que valoriza a praticidade no dia a dia

i 14 de agosto de 2025 - 11h00

Geração Uber

(Crédito: View Apart/Shutterstock)

A pesquisa “Geração Uber”, da Uber Advertising, em parceria com a GWI, traça um retrato de pessoas que vivem nas grandes cidades, se deslocam com frequência, buscam praticidade e valorizam experiências digitais integradas ao dia a dia.

Essa geração é cerca de um terço mais inclinada a valorizar experiências do mundo real em vez do consumo passivo, recorrendo a serviços sob demanda, como a Uber, não apenas por conveniência, mas também para organizar o dia a dia, potencializar planos sociais e criar conexões significativas.

Para eles, deslocar-se rapidamente, pedir refeições ou fazer compras com poucos cliques são comportamentos naturais e representam oportunidades para marcas se inserirem de forma contextualizada em suas rotinas.

Como é a Geração Uber?

A Geração Uber não é apenas experiente em tecnologia digital, ela é pioneira nesse universo. Sempre conectados, 64% afirmam que a Uber os ajuda a manter contato com amigos e familiares, reforçando seu papel na vida social.

Já 60% estão profundamente envolvidos com a cultura dos memes e têm 25% mais chance de engajar com conteúdos que se identificam e podem compartilhar.

Além disso, essa geração adotou precocemente serviços como telessaúde, streaming e marketplaces, e valorizando planos premium com benefícios reais.

Eles também são mais propensos a recorrer a soluções on-demand, sendo 19% a mais que a média. A conexão emocional com as marcas é outro traço marcante, com 63% afirmando sentir vínculo com as empresas que consomem e respondendo positivamente a publicidade relevante e integrada.

No comportamento de consumo, mesmo nas compras mais simples, esse público prioriza informações claras e objetivas, valorizando a transparência.

Ao mesmo tempo, é exigente, mas leal a marcas autênticas que conquistam sua preferência e podem transformá-lo em influenciador espontâneo. Embora pesquise bastante antes de agir, não hesita em tomar decisões por impulso quando confia na marca.

Diferentemente de gerações anteriores, consome menos TV e dedica mais tempo a experiências reais, como viagens e esportes, priorizando momentos que “valem a pena esperar”.

Metodologia 

O estudo, realizado no quarto trimestre de 2024, entrevistou 1.008 pessoas no Brasil, entre elas representantes das gerações Z, Y, X e baby boomers, abrangendo usuários de internet de 18 a 64 anos.

A pesquisa analisou os comportamentos digitais, as preferências de compra e o engajamento com a publicidade.