Flamengo volta ao top 50 global dos times mais valiosos
Real Madrid, com US$ 2,1 bilhões de valor de marca, e Barcelona, com US$ 1,9 bilhão, lideram a lista da Brand Finance; rubro-negro é 44º, com US$ 121,2 milhões

Após um ano de ausência, o Flamengo volta a figurar no relatório anual da Brand Finance das Top 50 marcas de clubes de futebol mais valiosas do mundo. O rubro-negro registrou aumento de 21% e alcançou a marca de US$ 121,2 milhões, assumindo a 44ª posição. O time é o único fora da Europa presente no ranking.
A participação da equipe carioca na primeira edição da Copa do Mundo de Clubes da Fifa, incluindo uma vitória na fase de grupos sobre Chelsea, que acabou se sagrando campeão do torneio, proporcionou uma plataforma valiosa para exposição global, segundo análise da consultoria. Do demais times brasileiros que participaram da competição, apenas o Botafogo registrou aumento de valor de marca (de 96%, indo para US$ 24,5 milhões)
O Palmeiras teve queda de 12% no valor de marca, caindo para US$ 74,9 milhões, mas se manteve na vice-liderança no recorte com o Top 10 brasileiro. O Fluminense, por sua vez, manteve o valor estável em US$ 30,6 milhões. O Botafogo e o Cruzeiro (com aumento de 28%, alcançando US$ 17,4 milhões) entraram para o Top 10 das marcas de clubes de futebol mais valiosas do Brasil. Veja a lista completa abaixo e a edição de 2014 aqui.
Os investimentos obtidos por meio da estrutura de Sociedade Anônima do Futebol (SAF) e pela ampliação do potencial de mercado, bem como o desempenho esportivo, foram apontados pelo relatório como fatores para o crescimento. Ainda de acordo com o estudo, o valor total das marcas dos clubes de futebol brasileiros cresceu 9% de 2024 para 2025.
“A gestão eficaz da marca é fundamental para o sucesso de um clube, aumentando receitas por meio de patrocínios, merchandising e engajamento dos torcedores. Esse crescimento financeiro possibilita investimentos em jogadores, infraestrutura e equipe, fortalecendo a competitividade e garantindo sustentabilidade e crescimento no longo prazo”, analisa Eduardo Chaves, managing diretor da Brand Finance Brasil.
Efeito bet
Todos os 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro possuem acordos de patrocínio com empresas do setor de apostas esportivas. O investimento total dessas empresas no futebol brasileiro alcançou a marca de US$ 197 milhões, segundo o relatório, sendo US$ 175 milhões apenas com os patrocinadores principais de camisa.
Pesquisa recente da Brand Finance indicou que 61% dos torcedores brasileiros de futebol já fizeram uma aposta no esporte, sendo que 69% têm entre 18 e 25 anos. Quando questionados se os clubes deveriam rejeitar patrocínios de marcas de apostas, 59% responderam que “concordam totalmente” ou “concordam”.
Ranking global
Apesar de dominar o topo da lista com Real Madrid e Barcelona, a La Liga, campeonato espanhol, não é o valioso do mundo, perdendo para a Premier League. O valor combinado dos dez principais times ingleses ultrapassa € 8,2 bilhões. O número representa 37% do valor total dos 50 clubes mais valiosos do mundo. Já Real e Barcelona respondem por 70% do total de marca de todos os clubes da liga espanhola.
O Manchester City caiu da segunda para a terceira posição, mas ainda se mantém como melhor inglês, à frente do Liverpool, que subiu para o quarto lugar. O francês PSG fechar a lista de cinco primeiros. O Manchester United teve a pior queda no Top 10, indo de quarto para sétimo. Bayern de Munique, em sexto, é o primeiro alemão. Arsenal, Chelsea e Tottenham, todos da Inglaterra, fecham os dez primeiros lugares. Veja a lista completa abaixo.
Sete marcas de clubes alcançaram a classificação de elite AAA+, incluindo quatro da Premier League: Real Madrid (94,9/100), Barcelona (94,2/100), Manchester United (93,2/100), Arsenal (92,8/100), Liverpool (92,8/100), Bayern de Munique (92,3/100) e Chelsea (90,1/100). O que diferencia esses times é a sua forte percepção global, que complementa sua força doméstica. Nesse ponto, os torcedores da Premier League estão entre os mais engajados: 90% assistem aos jogos pela TV, 51% compram produtos licenciados e 56% fazem apostas.
Tendência de concentração
O valor combinado das 50 marcas de clubes de futebol mais valiosas do mundo subiu para € 21,9 bilhões em 2025. No entanto, a pesquisa indica um desequilíbrio crescente: fora da Premier League, o valor de marca está cada vez mais concentrado em um pequeno grupo de clubes de elite nas principais ligas europeias.
“Marca não é mais um subproduto do desempenho, mas agora um fator determinante do sucesso. À medida que o esporte se torna cada vez mais competitivo, tanto em campo quanto comercialmente, clubes e ligas devem gerenciar estrategicamente suas marcas para garantir que não sejam deixados de fora dos benefícios de uma marca forte e valiosa”, comentou Hugo Hensley, head of sports services da Brand Finance, no relatório.
De acordo com os critérios da Brand Finance, o valor de marca é entendido como o benefício econômico líquido que o proprietário da marca obteria ao licenciá-la no mercado aberto. A força da marca é a eficácia do desempenho de uma marca em medidas intangíveis em relação aos concorrentes.
Marcas de futebol mais valiosas do Brasil | ||||
2025 | 2024 | Time | Valor da marca (em US$ milhões) | Variação do valor (%) |
1 | 1 | Flamengo | 121,24 | 0,213 |
2 | 2 | Palmeiras | 74,85 | -0,119 |
3 | 4 | Corinthians | 73,47 | 0,497 |
4 | 3 | São Paulo | 55,33 | -0,006 |
5 | 6 | Atlético Mineiro | 33,25 | 0,022 |
6 | 8 | Fluminense | 30,6 | 0,001 |
7 | 7 | Internacional | 29,24 | -0,070 |
8 | 5 | Grêmio | 27,56 | -0,202 |
9 | 14 | Botafogo | 24,46 | 0,961 |
10 | 13 | Cruzeiro | 17,36 | 0,288 |
Marcas de futebol mais valiosas do mundo | ||||
2025 | 2024 | Time | Valor da marca (em US$ milhões) | Variação do valor (%) |
1 | 1 | Real Madrid | 2.141,73 | 0,186 |
2 | 3 | Barcelona | 1.909,92 | 0,155 |
3 | 2 | Manchester City | 1.603,6 | -0,071 |
4 | 5 | Liverpool | 1.564,77 | 0,058 |
5 | 7 | Paris Saint-Germain | 1.517,58 | 0,172 |
6 | 6 | Bayern de Munique | 1.395,46 | 0,053 |
7 | 4 | Manchester United | 1.389,26 | -0,072 |
8 | 8 | Arsenal | 1.339,38 | 0,255 |
9 | 10 | Chelsea | 1.071,04 | 0,193 |
10 | 9 | Tottenham Hotspur | 889,67 | 0,043 |
11 | 11 | Borussia Dortmund | 684,59 | 0,024 |
12 | 13 | Atlético de Madrid | 600,29 | 0,08 |
13 | 12 | Juventus | 563,43 | 0,095 |
14 | 14 | Internazionale Milano | 533,73 | 0,096 |
15 | 16 | Bayer 04 Leverkusen | 458,18 | 0,281 |
16 | 15 | Milan | 447,47 | 0,042 |
17 | 18 | Newcastle United | 419,36 | 0,289 |
18 | 20 | Aston Villa | 336,2 | 0,252 |
19 | 21 | Eintracht Frankfurt | 300,88 | 0,278 |
20 | 17 | Red Bull Leipzig | 284,93 | 0,144 |
21 | 22 | Napoli | 267,93 | 0,150 |
22 | 19 | West Ham United | 265,93 | 0,031 |
23 | 26 | Ajax | 239,82 | 0,368 |
24 | 23 | Roma | 229,32 | 0,198 |
25 | 25 | Everton | 219,78 | 0,218 |
26 | 28 | Olympique de Marseille | 219,62 | 0,265 |
27 | 40 | Benfica | 211,3 | 0,777 |
28 | 52 | Sporting Clube de Portugal | 206,01 | 1,092 |
29 | 47 | Porto | 200,56 | 0,955 |
30 | 27 | Borussia Mönchengladbach | 181,48 | 0,043 |
31 | 35 | Athletic de Bilbao | 177,29 | 0,319 |
32 | 33 | SC Freiburg | 172,61 | 0,205 |
33 | 30 | Crystal Palace | 168,45 | 0,092 |
34 | 29 | Brighton & Hove Albion | 168,24 | 0,004 |
35 | 31 | Wolverhampton Wanderers | 154,23 | 0,039 |
36 | 38 | Celtic | 153,56 | 0,179 |
37 | 37 | Fulham | 153,4 | 0,166 |
38 | 39 | Real Betis | 149,08 | 0,171 |
39 | 24 | Olympique Lyonnais | 148,56 | 0,187 |
40 | 49 | Nottingham Forest | 133,1 | 0,309 |
41 | 61 | Leeds United | 131,58 | 0,559 |
42 | 36 | VfL Wolfsburg | 127,23 | 0,048 |
43 | 44 | PSV Eindhoven | 126,52 | 0,172 |
44 | 51 | Flamengo | 121,24 | 0,213 |
45 | 32 | Sevilla | 120,73 | 0,167 |
46 | 42 | Werder Bremen | 116,49 | 0,045 |
47 | 64 | Rangers | 114,79 | 0,539 |
48 | 46 | Atalanta | 110,74 | 0,042 |
49 | 41 | Union Berlin | 110,46 | 0,010 |
50 | 50 | Villarreal | 103,9 | 0,038 |