Marketing

Flamengo volta ao top 50 global dos times mais valiosos

Real Madrid, com US$ 2,1 bilhões de valor de marca, e Barcelona, com US$ 1,9 bilhão, lideram a lista da Brand Finance; rubro-negro é 44º, com US$ 121,2 milhões

i 14 de agosto de 2025 - 9h00

Flamengo e Atlético Mineiro
Flamengo é o líder entre os brasileiros, enquanto o Atlético Mineiro aparece na sexta colocação (crédito: Pedro Souza/Atlético-MG/divulgação)

Após um ano de ausência, o Flamengo volta a figurar no relatório anual da Brand Finance das Top 50 marcas de clubes de futebol mais valiosas do mundo. O rubro-negro registrou aumento de 21% e alcançou a marca de US$ 121,2 milhões, assumindo a 44ª posição. O time é o único fora da Europa presente no ranking.

A participação da equipe carioca na primeira edição da Copa do Mundo de Clubes da Fifa, incluindo uma vitória na fase de grupos sobre Chelsea, que acabou se sagrando campeão do torneio, proporcionou uma plataforma valiosa para exposição global, segundo análise da consultoria. Do demais times brasileiros que participaram da competição, apenas o Botafogo registrou aumento de valor de marca (de 96%, indo para US$ 24,5 milhões)

O Palmeiras teve queda de 12% no valor de marca, caindo para US$ 74,9 milhões, mas se manteve na vice-liderança no recorte com o Top 10 brasileiro. O Fluminense, por sua vez, manteve o valor estável em US$ 30,6 milhões. O Botafogo e o Cruzeiro (com aumento de 28%, alcançando US$ 17,4 milhões) entraram para o Top 10 das marcas de clubes de futebol mais valiosas do Brasil. Veja a lista completa abaixo e a edição de 2014 aqui.

Os investimentos obtidos por meio da estrutura de Sociedade Anônima do Futebol (SAF) e pela ampliação do potencial de mercado, bem como o desempenho esportivo, foram apontados pelo relatório como fatores para o crescimento. Ainda de acordo com o estudo, o valor total das marcas dos clubes de futebol brasileiros cresceu 9% de 2024 para 2025.

“A gestão eficaz da marca é fundamental para o sucesso de um clube, aumentando receitas por meio de patrocínios, merchandising e engajamento dos torcedores. Esse crescimento financeiro possibilita investimentos em jogadores, infraestrutura e equipe, fortalecendo a competitividade e garantindo sustentabilidade e crescimento no longo prazo”, analisa Eduardo Chaves, managing diretor da Brand Finance Brasil.

Efeito bet

Todos os 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro possuem acordos de patrocínio com empresas do setor de apostas esportivas. O investimento total dessas empresas no futebol brasileiro alcançou a marca de US$ 197 milhões, segundo o relatório, sendo US$ 175 milhões apenas com os patrocinadores principais de camisa.

Pesquisa recente da Brand Finance indicou que 61% dos torcedores brasileiros de futebol já fizeram uma aposta no esporte, sendo que 69% têm entre 18 e 25 anos. Quando questionados se os clubes deveriam rejeitar patrocínios de marcas de apostas, 59% responderam que “concordam totalmente” ou “concordam”.

Ranking global

Apesar de dominar o topo da lista com Real Madrid e Barcelona, a La Liga, campeonato espanhol, não é o valioso do mundo, perdendo para a Premier League. O valor combinado dos dez principais times ingleses ultrapassa € 8,2 bilhões. O número representa 37% do valor total dos 50 clubes mais valiosos do mundo. Já Real e Barcelona respondem por 70% do total de marca de todos os clubes da liga espanhola.

O Manchester City caiu da segunda para a terceira posição, mas ainda se mantém como melhor inglês, à frente do Liverpool, que subiu para o quarto lugar. O francês PSG fechar a lista de cinco primeiros. O Manchester United teve a pior queda no Top 10, indo de quarto para sétimo. Bayern de Munique, em sexto, é o primeiro alemão. Arsenal, Chelsea e Tottenham, todos da Inglaterra, fecham os dez primeiros lugares. Veja a lista completa abaixo.

Sete marcas de clubes alcançaram a classificação de elite AAA+, incluindo quatro da Premier League: Real Madrid (94,9/100), Barcelona (94,2/100), Manchester United (93,2/100), Arsenal (92,8/100), Liverpool (92,8/100), Bayern de Munique (92,3/100) e Chelsea (90,1/100). O que diferencia esses times é a sua forte percepção global, que complementa sua força doméstica. Nesse ponto, os torcedores da Premier League estão entre os mais engajados: 90% assistem aos jogos pela TV, 51% compram produtos licenciados e 56% fazem apostas.

Tendência de concentração

O valor combinado das 50 marcas de clubes de futebol mais valiosas do mundo subiu para € 21,9 bilhões em 2025. No entanto, a pesquisa indica um desequilíbrio crescente: fora da Premier League, o valor de marca está cada vez mais concentrado em um pequeno grupo de clubes de elite nas principais ligas europeias.

“Marca não é mais um subproduto do desempenho, mas agora um fator determinante do sucesso. À medida que o esporte se torna cada vez mais competitivo, tanto em campo quanto comercialmente, clubes e ligas devem gerenciar estrategicamente suas marcas para garantir que não sejam deixados de fora dos benefícios de uma marca forte e valiosa”, comentou Hugo Hensley, head of sports services da Brand Finance, no relatório.

De acordo com os critérios da Brand Finance, o valor de marca é entendido como o benefício econômico líquido que o proprietário da marca obteria ao licenciá-la no mercado aberto. A força da marca é a eficácia do desempenho de uma marca em medidas intangíveis em relação aos concorrentes.

 

Marcas de futebol mais valiosas do Brasil
2025 2024 Time Valor da marca (em US$ milhões) Variação do valor (%)
1 1 Flamengo 121,24 0,213
2 2 Palmeiras 74,85 -0,119
3 4 Corinthians 73,47 0,497
4 3 São Paulo 55,33 -0,006
5 6 Atlético Mineiro 33,25 0,022
6 8 Fluminense 30,6 0,001
7 7 Internacional 29,24 -0,070
8 5 Grêmio 27,56 -0,202
9 14 Botafogo 24,46 0,961
10 13 Cruzeiro 17,36 0,288
Marcas de futebol mais valiosas do mundo
2025 2024 Time Valor da marca (em US$ milhões) Variação do valor (%)
1 1 Real Madrid 2.141,73 0,186
2 3 Barcelona 1.909,92 0,155
3 2 Manchester City 1.603,6 -0,071
4 5 Liverpool 1.564,77 0,058
5 7 Paris Saint-Germain 1.517,58 0,172
6 6 Bayern de Munique 1.395,46 0,053
7 4 Manchester United 1.389,26 -0,072
8 8 Arsenal 1.339,38 0,255
9 10 Chelsea 1.071,04 0,193
10 9 Tottenham Hotspur 889,67 0,043
11 11 Borussia Dortmund 684,59 0,024
12 13 Atlético de Madrid 600,29 0,08
13 12 Juventus 563,43 0,095
14 14 Internazionale Milano 533,73 0,096
15 16 Bayer 04 Leverkusen 458,18 0,281
16 15 Milan 447,47 0,042
17 18 Newcastle United 419,36 0,289
18 20 Aston Villa 336,2 0,252
19 21 Eintracht Frankfurt 300,88 0,278
20 17 Red Bull Leipzig 284,93 0,144
21 22 Napoli 267,93 0,150
22 19 West Ham United 265,93 0,031
23 26 Ajax 239,82 0,368
24 23 Roma 229,32 0,198
25 25 Everton 219,78 0,218
26 28 Olympique de Marseille 219,62 0,265
27 40 Benfica 211,3 0,777
28 52 Sporting Clube de Portugal 206,01 1,092
29 47 Porto 200,56 0,955
30 27 Borussia Mönchengladbach 181,48 0,043
31 35 Athletic de Bilbao 177,29 0,319
32 33 SC Freiburg 172,61 0,205
33 30 Crystal Palace 168,45 0,092
34 29 Brighton & Hove Albion 168,24 0,004
35 31 Wolverhampton Wanderers 154,23 0,039
36 38 Celtic 153,56 0,179
37 37 Fulham 153,4 0,166
38 39 Real Betis 149,08 0,171
39 24 Olympique Lyonnais 148,56 0,187
40 49 Nottingham Forest 133,1 0,309
41 61 Leeds United 131,58 0,559
42 36 VfL Wolfsburg 127,23 0,048
43 44 PSV Eindhoven 126,52 0,172
44 51 Flamengo 121,24 0,213
45 32 Sevilla 120,73 0,167
46 42 Werder Bremen 116,49 0,045
47 64 Rangers 114,79 0,539
48 46 Atalanta 110,74 0,042
49 41 Union Berlin 110,46 0,010
50 50 Villarreal 103,9 0,038