As marcas mais valiosas do futebol brasileiro
Flamengo (US$ 99,9 milhões), Palmeiras (US$ 85,1 milhões) e São Paulo (US$ 55,7 milhões) lideram o relatório Brand Finance Futebol 50 2024
As marcas mais valiosas do futebol brasileiro
BuscarAs marcas mais valiosas do futebol brasileiro
BuscarFlamengo (US$ 99,9 milhões), Palmeiras (US$ 85,1 milhões) e São Paulo (US$ 55,7 milhões) lideram o relatório Brand Finance Futebol 50 2024
Fernando Murad
17 de julho de 2024 - 5h01
Se dentro de campo Flamengo e Palmeiras têm disputado os principais títulos do continente nos últimos, fora dos gramados o duelo se repete. O rubro-negro é o líder, seguido pelo alviverde, do ranking nacional do relatório global Brand Finance 50 2024, que avalia o valor da marca dos times de futebol.
Apesar de uma queda de 2%, o Flamengo se manteve na primeira colocação da lista, pelo terceiro ano consecutivo, com US$ 99,9 milhões. O índice de força da marca do clube também registrou declínio – passou de 77,8 para 74,9 –, mas continua sendo o mais forte entre as marcas do futebol brasileiro.
De acordo com o relatório, a resiliência é atribuída à garantia de um dos maiores acordos de patrocínio da história do futebol brasileiro com a empresa de apostas Pixbet. No entanto, neste ano o time não conseguiu se manter na lista das 50 marcas de futebol mais valiosas do mundo. No ano passado, o brasileiro foi o único não europeu no ranking mundial.
O Palmeiras se manteve em segundo lugar com aumento de 9% no valor da marca, alcançando US$ 85,1 milhões. Já o índice de força da marca do clube teve queda de 72,8 para 70,4. O São Paulo, por sua vez, foi o responsável pelo maior avanço no ranking: com crescimento de 55%, atingiu US$ 55,7 milhões, passando da quinta para a terceira colocação. O índice de força do tricolor foi de 66,2.
O Red Bull Bragantino entrou no Top 10 na nona posição, com valor de marca de US$ 21 milhões. O Santos, oitavo colocado na edição 2023 e rebaixado para a Série B do Brasileirão, deixou a lista. Completam o ranking Corinthians (US$ 49,1 milhões, em quarto), Grêmio (US$ 34,5 milhões, em quinto), Atlético Mineiro (US$ 34 milhões, em sexto), Internacional (US$ 31,5 milhões, em sétimo), Fluminense (US$ 30,5 milhões, em oitavo) e Athletico Paranaense (US$ 21 milhões, em décimo).
Após perder o trono na edição do ano passado para o Manchester City, o Real Madrid está de volta ao topo do ranking global. O time espanhol registrou aumento de 19% e alcançou valor de marca de US$ 1,8 bilhão. Os merengues lideraram o ranking de 2019 a 2022.
O Manchester City teve um incremento menor, de 10%, e chegou a US$ 1,7 bilhão, voltando para a segunda colocação. O Barcelona se manteve em terceiro lugar no ranking. O valor da marca do time aumentou 16% e foi para US$ 1,65 bilhão.
De acordo com Eduardo Chaves, sócio-diretor da Brand Finance do Brasil, a avaliação das marcas dos cubes de futebol é essencial para o crescimento tanto do time quanto do negócio, pois fortalece o engajamento com os torcedores, atrai patrocinadores e aumenta as receitas provenientes de produtos licenciados e direitos de transmissão.
“A gestão eficaz da marca de um clube de futebol é diretamente associada à sua sustentabilidade financeira. Clubes bem geridos, que investem na evolução de sua marca, tendem a atrair mais investimentos e patrocinadores, resultando em uma base financeira mais sólida. Isso inclui estratégias de marketing, relacionamento com os fãs, parcerias comerciais e inovações tecnológicas”, disse em comunicado.
Compartilhe
Veja também
Azzas 2154 reduz portfólio e elimina Dzarm, Alme e Reserva feminina
Holding de moda, vestuário e calçados afirma ter concluído revisão do portfólio e tomado a decisão com foco de “melhorar a alocação de capital”
Coqueiro transforma lata de atum em caixa de som
Marca de peixes enlatados da Camil Alimentos usa humor para esclarecer fake news sobre suas embalagens transferirem metais pesados para os pescados