Oggi amplia investimentos em marketing para faturar R$ 1 bilhão
Rede tem como proposta a democratização do acesso a sorvetes de qualidade e quer chegar a marca de 1100 lojas até o fim de 2024
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Bárbara Sacchitiello
24 de setembro de 2024 - 7h13
Encerrar o ano de 2024 com mais de 1100 lojas e um faturamento de R$1 bilhão. Esses são os principais objetivos da rede de sorvetes Oggi, que iniciou suas atividades em 2006, com foco na distribuição para pequenos comércios e, desde 2015, passou a mirar no setor de franquias sua estratégia de expansão.
Com presença em 10 estados brasileiros, além do Distrito Federal, a empresa dedicou os últimos anos à ampliação de sua capilaridade por meio de novos contratos de franquias. A partir de agora, em sinergia com a estratégia de expansão, a marca ampliará os investimentos em marketing para ganhar mais presença também na mente dos consumidores.
“O maior objetivo da Oggi é ser a marca mais reconhecida e a primeira que vem à lembrança do público quando se pensa em sorvetes”, define Rodrigo Mauad, sócio-fundador e CEO da marca.
Essa maior investida em ações de marketing e no fortalecimento da marca perante o público teve início há algumas semanas, quando a Oggi abriu uma votação para que as pessoas escolhessem os próximos lançamentos da marca, que chegaram às lojas nessa segunda-feira, 23, data em que é celebrado o Dia do Sorvete.
Mauad conta que a Oggi coletou as sugestões feitas pelo público pelas redes sociais e chegou a três sabores finalistas: Pistache, Pudim e Avelã. Em uma nova rodada, que contou, ao todo, com mais de 24 mil votos, o Pistache foi o vencedor. A rede, no entanto, decidiu colocar em suas geladeiras os três sabores finalistas.
Essa iniciativa foi uma das primeiras feitas pelo departamento de marketing da Oggi, área que foi estruturada recentemente e, que a partir de agora, já tem uma lista de trabalhos planejados.
Um deles, que já vem aparecendo na mídia, é uma campanha de TV, veiculada em cidades do interior de São Paulo, que visa chamar a atenção dos empresários interessados em abrir uma franquia da unidade.
“Em outubro e novembro, teremos novas campanhas para promover a marca, as lojas e nossos produtos. Temos muitos planos que já estão começando a se concretizar e a equipe fará bastante coisa pelos próximos meses”, conta o fundador.
Atualmente, a Oggi conta com 1048 lojas em operação e com outras 30 em fase final para começarem a operar. A meta da marca é chegar ao número de 1100 lojas abertas até o fim do ano.
Para essa expansão, a franquia foi o método de negócio adotado. O fundador da marca relembra que, em 2014, a ideia de abrir franquias da Oggi surgiu a partir de uma fase de quase falência da marca. Anos antes, a empresa havia apostado na estratégia de colocar seus sorvetes em grandes canais de distribuição, como supermercados.
O passo, no entanto, não saiu como planejado e a marca quase faliu. No ano seguinte, para tentar retomar os negócios, os diretores decidiram apostar em lojas, abrindo a primeira no bairro de Pinheiros, em São Paulo. A partir daí, as franquias deram continuidade ao movimento de expansão.
“Quando entramos em franquias, não queríamos repetir a estratégia das paleterias, que era algo que havia feito sucesso por algum tempo. Pensávamos em um negócio de sorvetes com melhor custo-benefício, que atraísse as pessoas às lojas.
Seguimos, até hoje, com o propósito de democratizar o acesso a sorvetes de qualidade”, diz o CEO, destacando que o produto de entrada da marca tem valor de R$ 1,50.
Neste ano, a empresa inaugurou a primeira fábrica na região Nordeste, na Grande Recife,, área do País em que pretende incrementar os investimentos. Sudeste e Centro-Oeste também são as outras regiões em que a empresa manterá no centro de sua estratégia de expansão.
“Como focamos na expansão de franquias nos últimos tempos, agora investiremos mais em lançamentos e na ampliação do portfólio”, promete o CEO.
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