PGB indica que 65,8% da população da América Latina joga videogames
A constatação vem do painel PGB Latam, da Pesquisa Game Brasil (PGB), divulgado na tarde desta quinta-feira, 27, durante a Gamescom Latam
PGB indica que 65,8% da população da América Latina joga videogames
BuscarPGB indica que 65,8% da população da América Latina joga videogames
BuscarA constatação vem do painel PGB Latam, da Pesquisa Game Brasil (PGB), divulgado na tarde desta quinta-feira, 27, durante a Gamescom Latam
Meio & Mensagem
27 de junho de 2024 - 17h25
A Pesquisa Game Brasil (PGB) apresentou, nesta quinta-feira, 27, durante a primeira edição da Gamescom Latam, o painel PGB Latam, sobre a relação do público da América Latina com jogos eletrônicos. O levantamento revela que, em média, 65,8% da população de Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru jogam videogames. A pesquisa não contempla o mercado brasileiro.
Dentro desse grupo, 78,8% consideram os jogos eletrônicos como uma das suas principais fontes de entretenimento e 73,8% enxergam os games como a principal forma de se entreter. Apesar de 65,8% da população afirmar jogar, apenas 36,4% dela se considera gamer.
Disponível pela primeira vez gratuitamente no site da PGB, o relatório indica ainda que, na América Latina, 56,3% dos jogadores são homens, enquanto 43,7% são mulheres.
Além disso, 15,2% dos jogadores têm de 35 a 39 anos e 15% de 30 a 34 anos, que juntos representam as faixas etárias que mais se interessam pelos jogos.
O estudo também mostra que 47,4% dos gamers latino-americanos jogam no smartphone, enquanto 19,1% preferem os consoles e 12,7% o computador. Quanto ao tempo de jogabilidade, 40,6% das pessoas dessa região preferem jogar por até uma hora por dia, enquanto 30,5% optam por jogar de uma a três horas por dia.
A maioria dos jogadores dessa região (79,2%) afirma jogar com seus filhos. Além disso, 53% jogam para ficar de bom humor; 54,7% jogam para se desconectar dos problemas. A pesquisa ainda mostra que 64,5% dos gamers da América Latina gostam de jogos que os relembrem de sua infância.
A PGB Latam também indica que 52,5% dos jogadores da região afirmam terem feito muitos amigos jogando online, 54,7% se sentem aceitos pelas suas respectivas comunidades online e 54,4% se sentem motivados em jogar com outras pessoas online.
Com relação aos eSports, 63% dos entrevistados se dizem familiarizados com a modalidade esportiva. Dentro desses, 56,1% gostam de assistir a partidas de eSports, e 39,2% afirmam praticarem esportes eletrônicos.
Desenvolvida e produzida pelo SX Group e Go Gamers em parceria com a Blend New Research e ESPM, a Pesquisa Game Brasil (PGB) existe desde 2013. Para chegar em seus resultados, a pesquisa realiza questionários proprietários com uma ampla cobertura e tópicos que envolvem o público gamer e todo o seu ecossistema. Ao todo, mais de 11 mil participantes, de cinco países da América Latina – Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru -, responderam à PGB Latam. Acesse a pesquisa completa aqui.
Compartilhe
Veja também
Os desafios das marcas da Zamp em 2025
Vice-presidente de marketing, Igor Puga analisa os principais pontos que a empresa trabalhará para Burger King, Popeyes, Starbucks e Subway no próximo ano
Edu Lyra: “Nossa luta é para que as empresas enxerguem as favelas com toda a sua potência”
Fundador da Gerando Falcões comenta o lançamento do livro “De Marte à Favela”, com Aline Midlej, e discorre sobre atual olhar das empresas sobre as favelas e as articulações junto ao terceiro setor