Aprendizados em trinta anos de carreira

Buscar

Aprendizados em trinta anos de carreira

Buscar
Publicidade

Ponto de vista

Aprendizados em trinta anos de carreira


12 de agosto de 2013 - 10h44

Recentemente fui procurada por uma importante revista para que eu desse meu depoimento sobre os principais aprendizados que tive nestes mais de 30 anos de carreira na hotelaria. Confesso que a escolha foi muito difícil. Afinal, o nosso aprendizado é diário! Aproveito este post para compartilhar com você alguns itens que considero essenciais.

Primeiro de tudo, descobri que para o desenvolvimento de nossa carreira é preciso TER PROPÓSITO! Isso cria valor, nos dá força para prosseguir e encontrar meios de alcançar os nossos objetivos, seja na vida profissional ou na pessoal. Com um propósito em mente é como se fôssemos capazes de correr atrás de realizações incríveis, de nos movimentarmos em busca de uma missão ampla e, ao mesmo tempo, objetiva. É como se a emoção movimentasse a mente… Na Blue Tree, por exemplo, um dos propósitos que seguimos é um ditado da Madre Tereza de Calcutá que diz: “não deixe jamais que alguém que chegou até você vá embora sem sentir-se melhor ou mais feliz”.

Outro ponto que considero essencial é que, quando buscamos a perfeição, dar o nosso máximo, precisamos realizar com a ALMA, colocando em prática valores e crenças que preenchem os espaços que os procedimentos e padrões não alcançam. Refiro-me aqui a agir com sensibilidade; afinal, ela capta e cria a melhor atmosfera para fazer as pessoas sentirem a nossa hospitalidade. É marcante ver que no ideograma chinês, que também é o japonês, na composição de todas as palavras que representam cuidado, carinho, bem feito, consideração, atenção e antecipar expectativa, temos o “KI”, que justamente significa “alma”.

A BUSCA CONTÍNUA PELA PERFEIÇÃO tem sido outro aprendizado. Para mim significa a busca por um milagre, pois apesar da certeza de nunca conseguir atingir, movimenta-nos para frente, com fé renovada nas possibilidades. Foi a partir desta descoberta que aprendi que, além de mim mesma, todos são meus mestres, com os quais tenho algo a aprender. Ouvir quem está na base da operação e atuar com ela é a renovação do aprendizado, pois estes profissionais estão diariamente juntos aos clientes e percebem as mudanças de comportamento e as suas expectativas.

Gosto sempre de perguntar “por quê?”, de questionar como as coisas são feitas e descobrir que existem muitas respostas e ramificações que conduzem a uma nova criação ou a mais um passo de melhoria. Nesta busca, outros aprendizados vieram juntos e hoje são motores para o aperfeiçoamento, tais como: a humildade, a simplicidade (quanto mais simples, mais fácil), o conhecimento sobre minhas forças e fraquezas, a escolha pelo essencial e certo, a autodisciplina e a valorização do tempo, que normalmente é pouco para o tanto que queremos aprender.

E no seu caso? Quais foram os principais aprendizados na carreira? Vale a pena refletir…

Chieko Aoki é presidente da Blue Tree Hotels 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também