Comunicação

Quem estará à frente da fusão Omnicom-IPG no Brasil?

Nome de Luiz Lara, chairman da Lew’Lara, é o mais cotado para liderar holding resultante da fusão no País; publicitário nega ter sido convidado

i 18 de agosto de 2025 - 16h36

Lara

Luiz Lara, chairman da Lew’Lara\TBWA e presidente do Cenp: nome mais provável a assumir a fusão entre Omnicom e IPG no País (Crédito: Arthur Nobre)

Todos os sinais estão positivos para a conclusão da aquisição do IPG pelo Omnicom até o final deste ano. Em meio às inúmeras questões que pairam em torno da transação está a de quem será responsável pela fusão entre as companhias no mercado brasileiro.

O nome mais cotado para tal função é o de Luiz Lara, chairman da Lew’Lara\TBWA e presidente do Cenp. Ele teria sido convidado para conduzir o processo de junção entre os grupos no País por Troy Ruhanen, CEO do Ominicom Advertising Group.

À reportagem, Lara nega ter recebido qualquer tipo de convite e afirma que pouco se sabe a respeito dos desdobramentos da fusão aqui no País e lá fora. Segundo o profissional, os negócios das agências do Omnicom, do qual a Lew’Lara faz parte, seguem com normalidade.

Também fazem parte da holding norte-americana as agências Africa Creative, AlmapBBDO e DM9.

Do lado do IPG, porém, o cenário é diferente. Nas últimas semanas, movimentações em duas das principais agências do grupo no País sinalizam que a aquisição já surte efeitos no mercado local, ante mesmo de sua concretização: no momento, Hugo Rodrigues negocia a compra de sua parte societária na WMcCann, enquanto Paulo Fogaça, que ficou um ano e meio na função de CEO da FCB Brasil, deixou a agência, que se torna uma das unidades de negócio da Mediabrands.