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Nada substitui o talento humano

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Ponto de vista

Nada substitui o talento humano


18 de dezembro de 2012 - 9h00

A entrega do Prêmio Caboré – o mais importante da publicidade brasileira –, no início deste mês, celebrou o reconhecimento de vários profissionais do setor, dentre eles três ex-alunos da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM): Ken Fujioka (Profissional de Planejamento), Alexandre Ugadin (Profissional de Mídia) e Roni Cunha Bueno (Profissional de Marketing).

Como conselheiro desta instituição, a primeira universidade do País focada na formação de profissionais de marketing, reconheço que este prêmio é um grande estímulo e fonte de muita inspiração para os jovens que estão na faculdade ou traçando seus primeiros passos na carreira.

Afinal, ter o talento reconhecido pelo Caboré, além de trazer credibilidade e visibilidade, motiva ainda mais o desenvolvimento de vocações e o investimento na criação de uma “marca pessoal” no mercado. Precisamos acreditar no dom que nos pertence para enfrentar com determinação e originalidade os diversos desafios que encontramos em nossa trajetória profissional.

Temos talentos que só descobrimos ao longo da vida e que acabam nos levando para caminhos que às vezes nem tínhamos imaginado. Acreditar em nosso próprio talento é a chave para alcançar os ideais que buscamos ao longo de nossa trajetória.

A dedicação àquilo em que acreditamos vai ser recompensada por satisfação pessoal e plenitude profissional. E, paralelamente, vamos construindo e consolidando o que temos de mais valioso: a nossa própria reputação. Afinal, é a nossa marca pessoal, a forma como somos percebidos no mercado, que vai nos abrir as portas para chegarmos aonde, de fato, sonhamos.

A gestão da carreira não pode, portanto, ser terceirizada, jamais. Cada pessoa deve se responsabilizar pela condução de sua trajetória profissional. Por analogia à história dos grandes cases de marketing, admirados e perenes, fica claro que investir na construção de uma “marca pessoal” como diferencial no mercado será a base para sua própria reputação profissional.

Este processo exige dedicação contínua, muito empenho e uma busca incessante pelo conhecimento, que permita a reinvenção pessoal e, sobretudo, uma postura sempre pautada por princípios éticos e valores pessoais. Afinal, a reputação será o resultado consistente das entregas no trabalho, do potencial percebido pelos gestores e clientes, da forma como se constrói e cativa os relacionamentos.

Uma mensagem que gostaria de deixar para os futuros profissionais de marketing e comunicação, estejam prestes a ingressar na faculdade ou já recebendo seu diploma: dediquem tempo e canalizem esforços na gestão da própria carreira. Só assim será possível construir, aos poucos, a própria marca, e valorizar, continuamente, seu maior ativo no mercado: a sua própria reputação.

Boas festas e um excelente 2013 para todos nós! 

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