Africa avança no ranking das brasileiras mais premiadas na história de Cannes
AlmapBBDO se mantém no primeiro lugar e, com os bons desempenhos neste ano, a Gut sobe da 14ª para a 8ª posição e a Artplan estreia na 20ª colocação
Africa avança no ranking das brasileiras mais premiadas na história de Cannes
BuscarAlmapBBDO se mantém no primeiro lugar e, com os bons desempenhos neste ano, a Gut sobe da 14ª para a 8ª posição e a Artplan estreia na 20ª colocação
Alexandre Zaghi Lemos
3 de julho de 2025 - 6h00
(Crédito: Celina Filgueiras)
A principal mudança no ranking das agências brasileiras mais premiadas na história do Cannes Lions, consolidado por Meio & Mensagem e atualizado após todas as edições do festival, é a subida de uma posição da Africa Creative, da 5ª para a 4ª colocação, após a liderança da agência entre as mais premiadas do País em 2025.
No primeiro lugar, a AlmapBBDO soma, agora, 282 troféus; seguida por Ogilvy, com 159 prêmios; DM9, com 162 Leões; Africa Creativa, com 144; e VML, com 136 – as cinco primeiras formam o grupo das que já somaram mais de 100 Leões. A conta da DM9 já exclui os 12 Leões que foram cassados ou devolvidos após o Cannes Lions 2025.
Com os bons desempenhos neste ano, a Gut subiu da 14ª para a 8ª posição, e a Artplan estreia na 20ª colocação.
Entretanto, as posições das agências no ranking histórico não consideram o total de troféus. A redação de Meio & Mensagem atribui a cada troféu o peso oficial usado pelo festival — afinal, ganhar um Grand Prix é mais importante que receber um Leão de Bronze. São considerados os pesos oficiais do Cannes Lions, de 35 pontos para Grand Prix de Titanium e de Creative Effectiveness, 30 pontos para os demais Grand Prix e para os Titanium Lions, 15 pontos por Leão de Ouro, 7 pontos por Leão de Prata e 3 pontos por Leão de Bronze.
A 72ª edição do Festival Internacional de Criatividade, realizado de 16 a 20 de junho, promoveu a entrega de 828 troféus para as campanhas concorrentes. Na semana seguinte, após a crise que terminou com a cassação do Grand Prix de Creative Data, a brasileiras DM9 precisou devolver 12 Leões, o que fez esse total cair para 816.
Apesar de ter perdido esses 12 Leões no cômputo geral, o Brasil ficou com 95 Leões (5 Grand Prix, 1 Titanium Lion, 15 Ouros, 31 Pratas e 43 Bronzes) e foi o segundo país mais premiado, atrás apenas dos Estados Unidos.
As brasileiras mais premiadas na história do Cannes Lions* | |||
Agência (período das conquistas) | Pontos | Grand Prix | |
1ª | AlmapBBDO (1972-2025) | 1858 | 3 |
2ª | Ogilvy* (1981-2025) | 1224 | 2 |
3ª | DM9* (1990-2025) | 1064 | 2 |
4ª | Africa Creative (2007-2025) | 939 | 4 |
5ª | VML* (1978-2025) | 819 | 1 |
6ª | FCB* (1998-2024) | 528 | 1 |
7ª | F/Nazca S&S (1996-2018) | 520 | 1 |
8ª | Gut (2021 – 2025) | 373 | 3 |
9ª | Wunderman Thompson* (2000-2022) | 354 | |
10ª | AKQA (2016 – 2025) | 336 | 3 |
11ª | Leo* (2000-2025) | 336 | |
12ª | Grey* (2010-2025) | 312 | 1 |
13ª | DPZ* (1972-2025) | 305 | |
14ª | Lew’Lara\TBWA (2002-2025) | 240 | |
15ª | David (2017 – 2025) | 224 | |
16ª | Loducca / LDC (2003-2016) | 209 | |
17ª | Publicis* (2004-2021) | 189 | |
18ª | AgênciaClick (2000-2014) | 170 | 1 |
19ª | W/Brasil* (1987-2002) | 167 | |
20ª | Artplan (1986 – 2025) | 136 | 1 |
As brasileiras mais premiadas na história do Cannes Lions* | |||||
Agência (período das conquistas) | Titanium | Ouros | Pratas | Bronzes | |
1ª | AlmapBBDO (1972-2025) | 1 | 50 | 76 | 152 |
2ª | Ogilvy* (1981-2025) | 44 | 40 | 73 | |
3ª | DM9* (1990-2025) | 1 | 28 | 47 | 85 |
4ª | Africa Creative (2007-2025) | 16 | 45 | 78 | |
5ª | VML* (1978-2025) | 16 | 45 | 71 | |
6ª | FCB* (1998-2024) | 16 | 45 | 30 | |
7ª | F/Nazca S&S (1996-2018) | 17 | 45 | 34 | |
8ª | Gut (2021 – 2025) | 6 | 45 | 20 | |
9ª | Wunderman Thompson* (2000-2022) | 5 | 45 | 44 | |
10ª | AKQA (2016 – 2025) | 6 | 45 | 17 | |
11ª | Leo* (2000-2025) | 7 | 45 | 28 | |
12ª | Grey* (2010-2025) | 5 | 45 | 34 | |
13ª | DPZ* (1972-2025) | 12 | 45 | 16 | |
14ª | Lew’Lara\TBWA (2002-2025) | 7 | 45 | 17 | |
15ª | David (2017 – 2025) | 7 | 45 | 14 | |
16ª | Loducca / LDC (2003-2016) | 6 | 45 | 21 | |
17ª | Publicis* (2004-2021) | 6 | 45 | 12 | |
18ª | AgênciaClick (2000-2014) | 6 | 45 | 12 | |
19ª | W/Brasil* (1987-2002) | 7 | 45 | 9 | |
20ª | Artplan (1986 – 2025) | 3 | 45 | 11 |
*Obedecendo os pesos oficiais atuais do Cannes Lions: 30 pontos para cada Grand Prix (35 para o Grand Prix de Titanium), 30 pontos para cada Titanium, 15 para cada Ouro, 7 para cada Prata e 3 para cada Bronze. Prêmios conquistados na época em que outras categorias, como Creative Effectiveness e Innovation, não faziam distinção entre Ouros, Pratas e Bronzes, foram incluídos na lista dos Ouros. Para a Ogilvy foram considerados os prêmios ganhos pela Standard Ogilvy & Mather e também os conquistados como Ogilvy Interactive e OgilvyOne. Nos prêmios da DM9 não estão incluídos os três Leões conquistados entre 1983 e 1985, quando a agência era comandada por Duda Mendonça e tinha sede na Bahia, e nem os atribuídos à DM9Rio e à DM9Sul, marcas que concorreram isoladamente em Cannes; após anos como DM9DDB, a marca foi descontinuada em 2018 e voltou a ser usada em 2022. No cômputo da VML, estão considerados os prêmios conquistados pela VMLY&R e pela Y&R, menos os dois Leões de 1997 da Fischer Justus Y&R. Para a FCB, foram somados prêmios da época em que a agência usava a marca Giovanni. Para a Wunderman Thompson, foram considerados os prêmios conquistados antes da fusão pela J. Walter Thompson e pela Wunderman. Para a DPZ, está considerado o Leão de Prata conquistado em 2018 pela DPZ&T e os dois Bronzes de 2025. No caso da Grey, não entraram na conta os dois Bronzes de 2007 e 2009 da Matos Grey e da G2. Para a Publicis Brasil, foram computados os Leões da Publicis Salles Norton, após a fusão de 2003. Na conta da W/Brasil, estão considerados os prêmios da W/GGK.
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