Assinar

Africa avança no ranking das brasileiras mais premiadas na história de Cannes

Buscar

Cannes Lions

16 a 20 de junho de 2025 | Cannes França
Cannes

Africa avança no ranking das brasileiras mais premiadas na história de Cannes

AlmapBBDO se mantém no primeiro lugar e, com os bons desempenhos neste ano, a Gut sobe da 14ª para a 8ª posição e a Artplan estreia na 20ª colocação


3 de julho de 2025 - 6h00

Africa Cannes

(Crédito: Celina Filgueiras)

A principal mudança no ranking das agências brasileiras mais premiadas na história do Cannes Lions, consolidado por Meio & Mensagem e atualizado após todas as edições do festival, é a subida de uma posição da Africa Creative, da 5ª para a 4ª colocação, após a liderança da agência entre as mais premiadas do País em 2025.

No primeiro lugar, a AlmapBBDO soma, agora, 282 troféus; seguida por Ogilvy, com 159 prêmios; DM9, com 162 Leões; Africa Creativa, com 144; e VML, com 136 – as cinco primeiras formam o grupo das que já somaram mais de 100 Leões. A conta da DM9 já exclui os 12 Leões que foram cassados ou devolvidos após o Cannes Lions 2025.

Com os bons desempenhos neste ano, a Gut subiu da 14ª para a 8ª posição, e a Artplan estreia na 20ª colocação.

Entretanto, as posições das agências no ranking histórico não consideram o total de troféus. A redação de Meio & Mensagem atribui a cada troféu o peso oficial usado pelo festival — afinal, ganhar um Grand Prix é mais importante que receber um Leão de Bronze. São considerados os pesos oficiais do Cannes Lions, de 35 pontos para Grand Prix de Titanium e de Creative Effectiveness, 30 pontos para os demais Grand Prix e para os Titanium Lions, 15 pontos por Leão de Ouro, 7 pontos por Leão de Prata e 3 pontos por Leão de Bronze.

A 72ª edição do Festival Internacional de Criatividade, realizado de 16 a 20 de junho, promoveu a entrega de 828 troféus para as campanhas concorrentes. Na semana seguinte, após a crise que terminou com a cassação do Grand Prix de Creative Data, a brasileiras DM9 precisou devolver 12 Leões, o que fez esse total cair para 816.

Apesar de ter perdido esses 12 Leões no cômputo geral, o Brasil ficou com 95 Leões (5 Grand Prix, 1 Titanium Lion, 15 Ouros, 31 Pratas e 43 Bronzes) e foi o segundo país mais premiado, atrás apenas dos Estados Unidos.

Confira, a seguir, o ranking das brasileiras mais premiadas na história de Cannes, com a atualização de 2025

As brasileiras mais premiadas na história do Cannes Lions*
Agência (período das conquistas)PontosGrand Prix
AlmapBBDO (1972-2025)18583
Ogilvy* (1981-2025)12242
DM9* (1990-2025)10642
Africa Creative (2007-2025)9394
VML* (1978-2025)8191
FCB* (1998-2024)5281
F/Nazca S&S (1996-2018)5201
Gut (2021 – 2025)3733
Wunderman Thompson* (2000-2022)354
10ªAKQA (2016 – 2025)3363
11ªLeo* (2000-2025)336
12ªGrey* (2010-2025)3121
13ªDPZ* (1972-2025)305
14ªLew’Lara\TBWA (2002-2025)240
15ªDavid (2017 – 2025)224
16ªLoducca / LDC (2003-2016)209
17ªPublicis* (2004-2021)189
18ªAgênciaClick (2000-2014)1701
19ªW/Brasil* (1987-2002)167
20ªArtplan (1986 – 2025)1361
As brasileiras mais premiadas na história do Cannes Lions*
Agência (período das conquistas)TitaniumOurosPratasBronzes
AlmapBBDO (1972-2025)15076152
Ogilvy* (1981-2025)444073
DM9* (1990-2025)1284785
Africa Creative (2007-2025)164578
VML* (1978-2025)164571
FCB* (1998-2024)164530
F/Nazca S&S (1996-2018)174534
Gut (2021 – 2025)64520
Wunderman Thompson* (2000-2022)54544
10ªAKQA (2016 – 2025)64517
11ªLeo* (2000-2025)74528
12ªGrey* (2010-2025)54534
13ªDPZ* (1972-2025)124516
14ªLew’Lara\TBWA (2002-2025)74517
15ªDavid (2017 – 2025)74514
16ªLoducca / LDC (2003-2016)64521
17ªPublicis* (2004-2021)64512
18ªAgênciaClick (2000-2014)64512
19ªW/Brasil* (1987-2002)7459
20ªArtplan (1986 – 2025)34511

*Obedecendo os pesos oficiais atuais do Cannes Lions: 30 pontos para cada Grand Prix (35 para o Grand Prix de Titanium), 30 pontos para cada Titanium, 15 para cada Ouro, 7 para cada Prata e 3 para cada Bronze. Prêmios conquistados na época em que outras categorias, como Creative Effectiveness e Innovation, não faziam distinção entre Ouros, Pratas e Bronzes, foram incluídos na lista dos Ouros. Para a Ogilvy foram considerados os prêmios ganhos pela Standard Ogilvy & Mather e também os conquistados como Ogilvy Interactive e OgilvyOne. Nos prêmios da DM9 não estão incluídos os três Leões conquistados entre 1983 e 1985, quando a agência era comandada por Duda Mendonça e tinha sede na Bahia, e nem os atribuídos à DM9Rio e à DM9Sul, marcas que concorreram isoladamente em Cannes; após anos como DM9DDB, a marca foi descontinuada em 2018 e voltou a ser usada em 2022. No cômputo da VML, estão considerados os prêmios conquistados pela VMLY&R e pela Y&R, menos os dois Leões de 1997 da Fischer Justus Y&R. Para a FCB, foram somados prêmios da época em que a agência usava a marca Giovanni. Para a Wunderman Thompson, foram considerados os prêmios conquistados antes da fusão pela J. Walter Thompson e pela Wunderman. Para a DPZ, está considerado o Leão de Prata conquistado em 2018 pela DPZ&T e os dois Bronzes de 2025. No caso da Grey, não entraram na conta os dois Bronzes de 2007 e 2009 da Matos Grey e da G2. Para a Publicis Brasil, foram computados os Leões da Publicis Salles Norton, após a fusão de 2003. Na conta da W/Brasil, estão considerados os prêmios da W/GGK.

Publicidade

Compartilhe