Estudo revela lacuna entre relevância e desconhecimento da COP30
Pesquisa “Termômetro das Redes: COP30 Amazônia”, da And, All também indica o evento como terreno fértil para as marcas que desejam criar relevância
Estudo revela lacuna entre relevância e desconhecimento da COP30
BuscarEstudo revela lacuna entre relevância e desconhecimento da COP30
BuscarPesquisa “Termômetro das Redes: COP30 Amazônia”, da And, All também indica o evento como terreno fértil para as marcas que desejam criar relevância
Meio & Mensagem
3 de julho de 2025 - 6h03
COP30 será realizada entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, em Belém do Pará (Crédito: Pedro Magrod/Shutterstock)
Visando monitorar o comportamento digital sobre a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), que acontecerá entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, a agência And,All lança o estudo “Termômetro das Redes: COP30 Amazônia”, em parceria com a Polis Consulting e a P&R Comunicação Estratégica.
Após analisar mais de 376 mil menções e buscas a conferência entre janeiro de 2024 e março de 2025, o levantamento revela que uma lacuna entre a relevância do evento para o Brasil e seu desconhecimento perante a população do País. Ao mesmo tempo, a pesquisa indica que a COP30 é terreno fértil para marcas que sejam criar visibilidade, engajar com propósito e orientar seus planos de comunicação com base em inteligência.
O estudo aponta ainda que temas técnicos, como pobreza climática, desmatamento e adaptação às mudanças climáticas aparecem de forma periférica, porém, com tendência de crescimento, principalmente, entre influenciadores especializados e ambientes de mídia. Os dados da pesquisa indicam que este é um caminho para a comunicação segmentada.
Segundo o levantamento, as conversas sobre a COP30 surgiram de episódios pontuais, como reportagens sobre Belém do Pará, onde será realizado neste ano, e rumores sobre as atrações musicais que se apresentarão no evento. Isso, de acordo com a pesquisa, demonstra que o interesse do público ainda está distante das discussões centrais sobre clima e sustentabilidade.
Além disso, 61% das interações relacionadas ao evento acontece no X (antigo Twitter) e que as buscas de COP30 no Google refletem o desejo de informações básicas sobre o evento, como “o que é COP30?” e “por que vai ser no Brasil?”.
A pesquisa aponta ainda que entrar em um debate como este sem preparo pode soar oportunista, porém, enfatiza que ignorá-lo, diante de uma agenda estratégica como a COP30, pode ser lido como ausência.
Compartilhe
Veja também
Casacor: associação entre marcas e a busca de relevância por meio do design
Com 12 parceiros e 70 ambientes decorados, plataforma quer reunir arquitetura e tendências para apresentar e atrair os consumidores
Selton Mello mostra as situações que pedem um Lacta
Embaixador da marca, ator estrela campanha nacional que mostra as situações do dia a dia que mais combinam com um chocolate