Assinar

Oráculo do marketing

Buscar
Publicidade
Ponto de vista

Oráculo do marketing

Algumas pessoas estão convencidas de que se seu cargo no LinkedIn for chamativo e ambicioso, aumentará as chances de potenciais clientes aceitarem seus convites na rede


15 de janeiro de 2015 - 11h45

Há alguns anos comecei a colecionar os melhores títulos que encontro no LinkedIn. No início, eram gerentes, diretores ou vice-presidentes. Mas de uns tempos pra cá, o pessoal perdeu o controle.

Alguém os convenceu que se o cargo for chamativo e ambicioso, ele aumentará as chances de potenciais clientes aceitarem os convites para fazer parte de suas redes.
Outro dia recebi um convite no qual o cidadão se autointitulava “maestro do marketing”. Na descrição, se apresentava como uma das maiores forças do pensamento moderno do marketing global. Opa! É isso mesmo? A menos que o nome seja Kotler ou Aaker, não cabe tamanha pretensão.

E que tal “catalisador de sustentabilidade”, ou “desenvolvedora de negócios globais de 100 milhões de dólares” e o não menos impactante “embaixador de marcas” Parece brincadeira, mas não é.

Uma categoria onde não faltam exemplos são os “autores de best-sellers de marketing”. Você pode não ter lido. Pode ser até mesmo que ninguém tenha lido. Mas para eles não há problema com o título.

Outro grupo que aparece com frequência são os “formadores de opinião”. Estes estão certos. Depois de ver este cargo, imediatamente formei uma opinião sobre eles.

Mas, sem dúvida, meu grupo preferido é o dos palestrantes motivacionais. Há tantas pessoas dizendo que fazem palestras motivacionais que, se fosse verdade, não haveria lugar para o baixo astral no mundo dos negócios.

Eu mesmo tenho pensado em mudar o meu cargo. Essa história de explicar o que faz no cargo está fora de moda. Vou adotar algo simples e direto ao ponto: “oráculo do marketing”. Assim não restarão dúvidas e você ficará mais animado para me aceitar como amigo.
Aguarde o convite!

Ricardo Fort (@SportByFort) é executivo de marketing internacional baseado em São Francisco, Califórnia

 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também