Por que a SP Turis quer trazer o Barcelona para São Paulo?
Ainda em fase inicial de negociação, diretoria de eventos da cidade quer que time europeu faça uma pré-temporada em solo nacional
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Valeria Contado
6 de maio de 2025 - 12h23
A cidade de São Paulo pode receber jogos de pré-temporada do Barcelona (Crédito: Divulgação / FC Barcelona)
A SP Turis, por meio da Diretoria de Eventos e Turismo de São Paulo, quer trazer o Futbol Club Barcelona, da Espanha, para protagonizar dois jogos de pré-temporada na cidade.
A negociação ainda está em fase inicial, mas o presidente da entidade Gustavo Pires, afirma que quer contar com iniciativas do setor privado para parcerias que viabilizem as partidas entre 2026 e 2028.
Segundo o executivo, a vinda do clube espanhol para São Paulo tem potencial para movimentar amplamente a economia da cidade, com impactos diretos em setores como hotelaria, gastronomia, transporte, comércio e serviços.
Além disso, ainda no âmbito econômico, essa é uma ação que tem a capacidade de gerar empregos temporários, ativar a cadeia de eventos e posiciona São Paulo como polo global do turismo esportivo, algo que já tem acontecido com outros eventos esportivos e de entretenimento que já acontecem.
Já na perspectiva social, Pires entende que é uma forma de aproximar o torcedor brasileiro do futebol europeu, bem como democratizar o acesso a experiências que estavam restritas.
“São Paulo tem se consolidado como destino de grandes eventos esportivos internacionais, como já vimos com a Fórmula 1 e a NFL. A tentativa de trazer o Barcelona faz parte de uma estratégia estruturada da SPTuris para posicionar a cidade no calendário global do entretenimento esportivo”, avalia Pires.
O Brasil já é um destino bastante visado na rota de eventos internacionais. A cidade de São Paulo, por exemplo, receberá pela segunda vez uma partida da temporada regular da National Football League (NFL), algo inédito para países da América Latina.
Em 2024, a iniciativa, que também foi viabilizada pela SP Turis, gerou movimento de cerca de R$ 330 milhões na economia da cidade. Além disso, marcas como XP, Perdigão, Budweiser e outras utilizaram a partida para se conectar com os fãs do esporte no País.
Outro exemplo foi o show da cantora Lady Gaga que aconteceu em Copacabana, no Rio de Janeiro, no último sábado 3. A atração, que foi promovida pela prefeitura da cidade, juntamente com marcas como Santander, Corona e Latam, gerou mais de R$ 98 milhões à cidade do Rio somente em publicidade, segundo o prefeito Eduardo Paes.
O show recebeu cerca de 2,1 milhões de pessoas, segundo a Riotur. Estima-se também que o evento da Mother Monster tenha movimentado cerca de R$ 600 milhões na economia local do Rio de Janeiro.
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