Marketing

Riachuelo busca conexão emocional com consumidores

Em novo momento de marca, varejista celebra talentos criativos nacionais e origem no Rio Grande do Norte

i 13 de outubro de 2025 - 6h00

Este mês, a Riachuelo lança um conjunto de iniciativas sob o conceito “Incrivelmente Brasil”. A varejista faz um resgate de suas origens no Rio Grande do Norte para inaugurar um novo momento de marca em que celebra os talentos na moda e indústria criativa nacional.

Camila Pitanga

Riachuelo investe na formação de talentos e em conversas sobre moda e cultura (Crédito: Divulgação)

A estratégia partiu da necessidade de estabelecer uma conexão emocional com os consumidores. “Trata-se de uma marca conhecida, mas percebemos um distanciamento emocional. Então, o trabalho dos últimos anos foi entender o que nos faz únicos, o que só nós podemos falar, como a nossa origem nordestina e criativa marca toda a nossa trajetória”, explica a CMO da Riachuelo, Cathyelle Schroeder.

Em pesquisas com colaboradores, consumidores e parceiros, a marca identificou que, para manter-se relevante no mercado competitivo, era necessário voltar esforços para uma comunicação autêntica e que contasse sua história.

A partir desse diagnóstico, a empresa iniciou uma revisão da jornada do consumidor, dos produtos, loja e experiência digital para reforçar o papel de impacto cultural e social da empresa.

“Reafirmamos nosso compromisso como uma marca que acredita e investe nos brasileiros. Do ponto de vista de negócio, essa visão é estratégica. Investir em talentos é investir em inovação, diversidade de perspectivas e relevância cultural, diferenciais competitivos no nosso setor. É também a forma mais autêntica de nos conectarmos com o consumidor de hoje, que busca marcas que não apenas vendem, mas refletem o país em que vive e acredita”, diz Cathyelle.

Série documental sobre talentos brasileiros

Assim, a principal ação é uma série documental de quatro episódios protagonizada pela atriz Camila Pitanga e pelo surfista Italo Ferreira. A produção explora histórias e processos da moda nacional, destacando talentos brasileiros. O primeiro episódio foi ao ar nesta segunda-feira, 13, nas redes sociais da marca.

Camila e Italo farão parte de outras estratégias narrativas da marca. Eles representam diversidade, criatividade, conexão com o País e a possibilidade de gerar impacto e oportunidades, descreve a executiva. Camila já possuía uma relação anterior  com as bordadeiras de Timbaúba dos Batistas (participou este ano do Festival de Cannes de cinema com um vestido feito por elas), apoiadas pelo Instituto Riachuelo, e Italo Ferreira é patrocinado pela marca e também é do Rio Grande do Norte, assim como a empresa.

Fomento de talentos

Outra novidade é o Riachuelo Lab, plataforma para mapear e fomentar novos talentos criativos, impulsionar parcerias, fomentar inovação e fortalecer o ecossistema criativo do País. O laboratório será um espaço voltado à experimentação, criação e conexão entre talentos da moda, da arte e da cultura.

“É um movimento que valoriza autenticidade, olhar autoral e o compromisso com o fazer brasileiro. Mais do que nomes, buscamos histórias verdadeiras, pessoas e iniciativas que usam a criatividade como força de transformação e desenvolvimento”, afirma a executiva.

Videocast sobre cultura brasileira

A marca também estreia um videocast quinzenal apresentado por Marcela Ceribelli. O programa promoverá diálogos sobre a cultura brasileira com convidados como Caio Braz e Irina Cordeiro.

O formato foi escolhido por permitir reflexões mais profundas, em contraponto ao consumo rápido de conteúdo nas redes sociais.

A estratégia inclui uma curadoria de conteúdo que aborda temas além da moda, como propósito e identidade, e presença digital com recortes para redes sociais.