Rituais de beleza são parte da rotina de moradores da favela
Nas comunidades, 98% dos moradores afirmam buscar tratamentos estéticos para contribuir com autoestima, conforme indica levantamento do NÓS Novo Outdoor Social
Os hábitos de moradores de favelas relacionados à beleza mostram oportunidades para que o segmento seja mais trabalhado pelas empresas. O NÓS Novo Outdoor Social identificou que sete em cada dez indivíduos de comunidades frequentam salões de beleza e barbearias. Ademais, 98% deles dizem ter rituais de beleza.

Rituais de beleza são importantes para 98% dos moradores de favelas (Crédito: Divulgação)
Entre homens, 79% afirmam comparecer aos locais regularmente, com um gasto médio de R$ 60 mensais. Ainda que mulheres tenham uma frequência menor (68%), o ticket médio por mês sobe para R$ 120. No geral (91%), as pessoas buscam por profissionais dentro das comunidades. Os fatores determinantes da escolha são confiança e atendimento para 82% da amostra.
A mesma lógica da compra local segue para produtos. Quatro a cada dez compras de produtos nas comunidades são feitas com consultores e vendedores, enquanto dois são feitos em farmácias e lojas do entorno.
Nos últimos anos, o coletivo vem encarando uma mudança na percepção do que é a beleza, com uma transformação significativa de 74% entre o público feminino e 72% para pretos e pardos. A informação dá uma pista da associação com marcas que representam a diversidade brasileira. 66% usam produtos de acordo com as características físicas, tipo e cor de pele e de cabelos.
A pesquisa também atenta para a aquisição de xampus, condicionadores e hidratantes. Mais da metade das mulheres (51%) diz fazer skincare, um ritual de cuidado com a pele. 42% o fazem diariamente. Para homens, a porcentagem fica em 34%. Além destes, aparecem no levantamento a necessidade da compra de desodorantes, hidratantes para o corpo, maquiagem, produtos para unhas, mãos e pés, bem como lâminas e espumas de barbear
Canais de comunicação
Provando o poder dos influenciadores digitais, cinco em cada dez entrevistados guiam suas decisões de beleza de acordo com dicas de influenciadores e celebridades, com destaque para mulheres (60%). As redes sociais têm relevância quando o assunto é busca por informações.
No momento da compra para os rituais de beleza, as mulheres buscam o melhor custo benefício, e 32% delas compram produtos de beleza uma vez por mês. Na contramão, homens são atraídos por promoções e adquirem itens com mais frequência quando ele acaba (26%).