Samsung lança Galaxy S6 e carteira digital

Buscar

Samsung lança Galaxy S6 e carteira digital

Buscar
Publicidade

Marketing

Samsung lança Galaxy S6 e carteira digital

Sistema de pagamento mobile será lançado no meio do ano e contará com Mastercard e Visa


2 de abril de 2015 - 2h27

 Para tentar sair da sombra da Apple, a Samsung apostou seu futuro no mercado de smartphones em dois novos celulares e um sistema de pagamento. Com lançamento previsto para o meio do ano, esses aparelhos podem ter uma força de venda muito mais abrangente que o seu maior concorrente.

No último domingo, 1º de março, durante o Mobile World Congresso, em Barcelona, a Samsung anunciou o Galaxy S6, continuação da tradicional franquia de celulares, e o Galaxy S6 Edge, modelo novo que vem com a tela curvada nas laterais. Os dois modelos contarão com o Samsung Pay, aplicativo que coloca a empresa no recente mercado de pagamentos por celular. A empresa informou que o sistema funcionará por meio de uma tecnologia que permite a leitura do chip magnético dos cartões.

“Esse é um design com propósito. Esse é o futuro”, disse JK Shin, presidente e CEO da empresa coreana, sobre o novo sistema de pagamento.

O executivo enfatizou as mudanças de design dos produtos, que vieram após um ano devastador para a área de celulares da Samsung. A empresa perdeu a liderança no mercado de smartphones, devido uma forte pressão da Apple e de empresas chinesas, como a Xiaomi. Durante a quarta quinzena, Samsung vendeu aproximadamente a mesma quantidade de telefones que a Apple. Isso equivale a, aproximadamente, um celular a cada cinco comercializados no mercado. No ano anterior, a empresa detinha 29% do market share e estava 12 pontos à frente da Apple.

“Sim, é um mercado concorrido. Vocês devem ter notado”, disse Mr. Chin. “Nosso objetivo era simples: o mais celular mais bonito na história da Samsung e o smartphone mais avançado do mundo”.

O Samsung Pay estará disponível, no meio do ano, nos Estados Unidos e na Coreia. A empresa está trabalhando com a MasterCard e Visa (o sistema de pagamento da Apple conta com esses dois cartões e American Express), e com as instituições American Express, Bank of America, Citi, JPMorgan Chase e U.S. Bank. A Samsung alega que “tem o potencial” de ser aceito em mais de 30 milhões de pontos comerciais.

Milhares se apertaram no centro de convenções para ver os aparelhos, apresentados com uma grande festa high-tech, mas com pouca apresentação de palco comparando com os anos anteriores. A empresa focou nas especificações técnicas, como o novo carregador sem fio. Só quatro executivos da empresa subiram ao palco, sendo duas mulheres.

Alguns analistas estavam céticos se as mudanças no hardware e o novo sistema de pagamento seriam suficientes para ressuscitar a Samsung. As ofertas de negócio vieram uma semana depois que o Google, empresa que fabrica o software Android usado pela Samsung, fechar um acordo para expandir sua carteira de produtos de smartphones.

“Apesar do novo design de hardware e algumas inovações do software, existe um risco que os novos produtos da Samsung sejam insuficientes para a companhia voltar a ser líder de mercado entre os consumidores e empresas que buscam produtos com alta tecnologia”, disse Thomas Husson, analista da Forrester.

Tradução: Mariana Stocco

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas