Skechers paga US$ 40 mi por propaganda enganosa
Nos EUA, consumidores questionam benefícios alegados pela empresa para sua linha de calçados de tonning
Skechers paga US$ 40 mi por propaganda enganosa
BuscarSkechers paga US$ 40 mi por propaganda enganosa
BuscarNos EUA, consumidores questionam benefícios alegados pela empresa para sua linha de calçados de tonning
Meio & Mensagem
17 de maio de 2012 - 12h35
Uma das mais populares marcas de calçados dos Estados Unidos, a Skechers concordou em pagar US$ 40 milhões para encerrar uma série de processos abertos por consumidores, que alegam terem sido vítimas de propaganda enganosa veiculada pela empresa.
As reclamações, registradas em 43 dos 50 estados norte-americanos, questionam os benefícios, como perda de peso e tonificação muscular, propagados pela Skechers para determinados modelos de tênis. Os consumidores referem-se à anúncios da companhia que propagavam mensagens como “Entre em forma enquanto você anda” e “Entre em forma sem colocar o pé na academia”.
O acordo é um dos maiores, em valor, já feitos junto à Comissão Federal do Comércio (FTC) dos Estados Unidos. Em processo semelhante, a Reebok foi multada em US$ 25 milhões no ano passado.
De acordo com a FTC, a Skechers está proibida de veicular novamente as mensagens sobre os supostos benefícios de seus calçados até que prove os mesmos por meio de evidências científicas. Com o acordo, o órgão se responsabilizará por indenizar os consumidores que se sentirem lesados pelas propagandas.
Mais do que qualquer outra marca, a Skechers têm priorizado a categoria de tonning dentre as suas linhas de calçados, tendo veiculado anúncios no SuperBowl em 2010 e 2011, e contratando estrelas como o jogador de futebol americano Joe Montana e a modelo Kim Kardashian como garotos-propaganda de suas campanhas. Não é por menos: a categoria movimenta mais de US$ 1 bilhão por ano em vendas, e a Skechers controla 60% do mercado, de acordo com a consultoria SportsOneSource.
Apesar das restrições à propaganda, a empresa diz que continuará apostando na categoria.
Com informações do Advertising Age
Compartilhe
Veja também
Praia de Copacabana terá Fan Zone da Copa do Mundo de Clubes
Ativação gratuita tem apoio da Betano e transmitirá todos os jogos dos times do Rio de Janeiro em dois telões
Com novo e-commerce, Osklen mira expansão nacional
Fundador da marca, Oskar Metsavaht, divide perspectivas sobre o negócio e os desafios que pautam o mercado de luxo na moda