Skechers paga US$ 40 mi por propaganda enganosa
Nos EUA, consumidores questionam benefícios alegados pela empresa para sua linha de calçados de tonning
Skechers paga US$ 40 mi por propaganda enganosa
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Meio & Mensagem
17 de maio de 2012 - 12h35
Uma das mais populares marcas de calçados dos Estados Unidos, a Skechers concordou em pagar US$ 40 milhões para encerrar uma série de processos abertos por consumidores, que alegam terem sido vítimas de propaganda enganosa veiculada pela empresa.
As reclamações, registradas em 43 dos 50 estados norte-americanos, questionam os benefícios, como perda de peso e tonificação muscular, propagados pela Skechers para determinados modelos de tênis. Os consumidores referem-se à anúncios da companhia que propagavam mensagens como “Entre em forma enquanto você anda” e “Entre em forma sem colocar o pé na academia”.
O acordo é um dos maiores, em valor, já feitos junto à Comissão Federal do Comércio (FTC) dos Estados Unidos. Em processo semelhante, a Reebok foi multada em US$ 25 milhões no ano passado.
De acordo com a FTC, a Skechers está proibida de veicular novamente as mensagens sobre os supostos benefícios de seus calçados até que prove os mesmos por meio de evidências científicas. Com o acordo, o órgão se responsabilizará por indenizar os consumidores que se sentirem lesados pelas propagandas.
Mais do que qualquer outra marca, a Skechers têm priorizado a categoria de tonning dentre as suas linhas de calçados, tendo veiculado anúncios no SuperBowl em 2010 e 2011, e contratando estrelas como o jogador de futebol americano Joe Montana e a modelo Kim Kardashian como garotos-propaganda de suas campanhas. Não é por menos: a categoria movimenta mais de US$ 1 bilhão por ano em vendas, e a Skechers controla 60% do mercado, de acordo com a consultoria SportsOneSource.
Apesar das restrições à propaganda, a empresa diz que continuará apostando na categoria.
Com informações do Advertising Age
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