Vestuário e calçados lideram preferência no Dia dos Pais
38% dos entrevistados vão gastar menos com presentes que nos anos anteriores, segundo levantamento da Hibou

Pesquisa revela a intenção de compra no Dia dos Pais (Créditos: Sumala Chidchoi/Shutterstock)
O Dia dos Pais é comemorado neste domingo, 10 e, neste ano, os consumidores afirmam estar menos preocupados com presentes e mais com afeto e tempo de qualidade com a família.
Segundo uma pesquisa da Hibou, em parceria com a Score Group, 38% dos entrevistados disseram estar com o orçamento mais apertado para o ano, e vão gastar menos com presentes do que nos anos anteriores. A maior parte (69%) afirmou pretender gastar no máximo R$ 250 com as comemorações.
Paralelamente, o tradicional almoço em família é apontado como evento indispensável no domingo de Dia dos Pais. Cerca de 27% dos entrevistados consideram a data um momento de reconhecimento da figura paterna, um aumento em relação ao ano passado.
Aqueles que consideram o Dia dos Pais uma ocasião puramente comercial também diminuíram, indo de 27% no ano passado para 21% neste ano.
As categorias mais mencionadas na hora de escolher o presente ideal incluem vestuário (62%), calçados (41%), perfumes (29%), alimentos e bebidas (26%), artigos para churrasco (19%), eletrônicos (19%), entre outras.
Ao serem questionados sobre o que gostariam de ganhar, os pais e figuras paternas optaram por vestuário (47%), calçados (34%), viagens (31%), perfumes (27%) e eletrônicos (25%).
A pesquisa revelou, ainda, que as campanhas publicitárias consideradas mais atrativas para o público são aquelas que retraram valores como respeito e amor (27%), além de histórias emocionantes (22%). Em contrapartida, a presença de celebridades nessas campsnhas é considerada atrativa para apenas 1% dos respondentes.
A Hibou ouviu mais de 1.200 pessoas no Brasil, entre os dias 20 e 22 de julho.