Mídia

Sony desagrada usuários pela falta de informação

Os 77 milhões de jogadores da PlayStation Network estão há oito dias sem acesso aos games online

i 27 de abril de 2011 - 12h24

A Sony, responsável pelos games online da PlayStation Network (PSN), admitiu nesta terça-feira, 26, que soube da invasão da rede por hackers no dia 19. No entanto, admitiu os problemas apenas sete dias depois, o que tem gerado reclamações dos usuários em todo o mundo. O serviço está fora do ar desde então.

O ataque consiste no roubo de nomes, endereços e detalhes de cartões de crédito de 77 milhões de contas de usuários da PSN e é um dos maiores já registrados até então na internet. Suspensa desde o dia 19, a PSN gera receitas calculadas em US$ 500 milhões para a Sony. A demora dos executivos da empresa em admitir o problema e divulgar as informações aos usuários pode fazer com que o prejuízo se amplie além do roubo virtual, com a migração de consumidores para concorrentes como Wii (Nintendo) ou Xbox (Microsoft).

No blog oficial da PSN, um porta-voz da empresa contestou as reclamações dos usuários e postou a seguinte informação: “Há uma diferença entre o tempo em que identificamos a invasão e o tempo em que demos conta de que os dados dos consumidores estavam comprometidos. Soubemos da invasão no dia 19 de abril e imediatamente apagamos o serviço. Quando trouxemos especialistas de fora para nos ajudar a entender o que havia acontecido e começarmos as investigações, foram necessários alguns dias de análise e ontem (25) nossos especialistas de deram conta da brecha (que possibilitou o ataque dos hackers) e apenas hoje (26) compartilhamos essa informação com os usuários”.

O posicionamento anterior da Sony relatava o problema com a PSN e informava que a empresa enviaria uma mensagem via e-mail a todos os usuários registrados sobre o comprometimento dos dados pessoais em função do ataque. A empresa comunicava, ainda, que as atividades maliciosas impediam o pleno funcionamento da rede online de games. “Sabemos o caminho para restabelecer o sistema e esperamos colocar alguns serviços à disposição dos usuários em menos de uma semana”, afirmava a nota postada no blog ontem, 26. Em função dessa nova, os protestos se intensificaram e a Sony foi acusada pelos usuários de ter sonegado informações.

Ainda, nessa mesma postagem, a Sony afirmou que tomou as seguintes providências quando constatou, entre 17 e 19 de abril, que as informações das contas de usuários de PSN estavam comprometidas:

– Apagou temporariamente o serviço da PSN (que permanece fora do ar desde então)
 

– Tomou esforços junto a uma firma reconhecida de segurança para conduzir uma investigação completa sobre o assunto
 

– Adotou ações para melhor a segurança e reconstruir o sistema para oferecer proteção melhor das informações pessoais dos usuários
 

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