Accenture: consumo de TV cai 26%, enquanto VOD cresce
Levantamento da Accenture indica que público aumentou consumo de conteúdo por mídias digitais
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Meio & Mensagem
11 de setembro de 2024 - 6h00
Nota atualizada em 12/09 às 10h48
Os consumidores vem aumentando seu consumo de mídias digitais, incluindo streamings de conteúdo, mídias sociais e videogames. Em contrapartida, o consumo de meios tradicionais está em queda. Esses apontamentos fazem parte do “Reinvent for Growth: only the radical survive”, estudo da Accenture. A pesquisa consultou 6 mil consumidores globais sobre seus hábitos e preferências ao consumir mídia.
O levantamento indica que 26% dos entrevistados passaram menos tempo assistindo televisão — aberta e por assinatura. No Brasil, esse índice é de 33%. Por outro lado, as assinaturas de plataformas de VOD (sigla para vídeo sob demanda, em inglês) cresceram 57%.
Levando em conta canais de mídia, as redes sociais e videogames também apresentaram crescimento no consumo. O uso das redes sociais cresceu 52% e de videogames amentou 50%. Segundo a Accenture, esses são meios nos quais empresas de mídia tradicional tem pouca ou nenhuma presença.
Outros elementos que fogem do tradicional e ganha atenção do público são os criadores de conteúdo e o conteúdo gerado pelo usuário, também conhecido como UCG (sigla para conteúdo gerado pelo usuário, em inglês). Esses ocupam um lugar tão privilegiado quanto a mídia tradicional. Dentre os consumidores entrevistados, 58% afirmam que o conteúdo de usuários é tão divertido quanto a mídia tradicional. Além disso, 8% dizem que confiam nos criadores de conteúdo tanto quanto em veículos de mídia consagrados.
A Accenture relaciona esses números aos investimentos de big techs em diversificar receitas com streamings, jogos, serviços de armazenamento em nuvem, entrega grátis, entre outros. A empresa projeta que até 2030, o investimento do consumidor nesses planos de benefícios chegue a US$ 3,5 trilhões.
Por isso, a Accenture espera que as big techs apresentem crescimento duas vezes mais rápido que mídias tradicionais até 2025.
Diante disso, a multinacional acredita que empresas de mídia tradicional devam investir em fusões com estúdios de jogos, em programação esportiva ao vivo e na aquisição de um provedor de sistema operacional de TV conectada.
Conforme dados da pesquisa, 47% dos consumidores aumentaram o consumo de conteúdo esportivo ao vivo este ano. Adicionalmente, eles passam 53 minutos por dia assistindo a esse conteúdo.
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