Bancos e portais de notícia: quem ganha com essa união?
Renato Mimica, coCEO do Grupo Exame, explica a estratégia do portal junto ao BTG Pactual e a transformação do modelo de negócios
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Taís Farias
8 de maio de 2023 - 6h03
Na última quarta-feira, 3, a primeira etapa da pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2023 apontou que o orçamento total dos bancos (despesas e investimentos) para tecnologia deve atingir R$ 45,1 bilhões neste ano, aumento de 29% na comparação com o ano passado.
Mas não é só a tecnologia que está nos planos do setor financeiro. Há anos, o segmento vem buscando se aproximar do público por meio da aquisição de portais de notícia. Um dos primeiros exemplos dessa relação foi a compra do InfoMoney pela XP em 2011.
Na época, a financeira, que ainda tinha o negócio focado nos investimentos, queria ampliar a abertura de contas via internet e oferecer um serviço de informações relacionadas ao universo financeiro para os seus clientes.
Dez anos depois, em 2021, foi a vez do Itaú anunciar parceria com a Editora Globo para criar o canal Inteligência Financeira. A ambição era tornar o portal uma referência em finanças pessoais no País. No modelo, a financeira é responsável pelo site, mas quem gerencia o conteúdo de maneira autônoma é a editora.
De revista à mediatech: a nova era da Exame
Além de diversificar seus negócios, com a aquisição dos portais, as financeiras ganham em conhecimento e proximidade com seu público-alvo.
Outro exemplo dessa aposta no conteúdo jornalístico é o BTG Pactual. Em 2019, a holding comprou a Exame. De lá para cá, o objetivo da companhia foi transformar a então revista em uma mediatech. “Investimos muito em tecnologia e dados, para melhor compreensão e experiência de nossa audiência”, diz Renato Mimica, coCEO do Grupo Exame.
Com os dados em mãos e dentro da holding, a Exame ampliou seu escopo para abraçar o conteúdo de tecnologia e criou uma vertical de educação, o Exame Academy, o que mudou o modelo de negócio do portal.
“A conexão com a holding BTG Pactual trouxe grandes frutos em gestão, capital e eficiência, e permitiu investimentos importantes para o crescimento do negócio que, por sua vez, teve impacto positivo importante no engajamento e relacionamento com o público”, analisa o coCEO.
No mês passado, a companhia anunciou a compra da Witseed, empresa de comunicação corporativa. Fundada em 2017, a edtech conta com mais de 40 mil alunos e 130 cursos. A aquisição reflete os planos da Exame para o futuro e a ambição de se consolidar no ambiente da educação.
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