Brasil: País das redes sociais no celular
Pesquisa da Nielsen em dez países revela que brasileiros também gostam de jogar, ver vídeos e ler notícias em seus telefones móveis
Pesquisa da Nielsen em dez países revela que brasileiros também gostam de jogar, ver vídeos e ler notícias em seus telefones móveis
Igor Ribeiro
27 de fevereiro de 2013 - 8h33
Uma pesquisa da Nielsen divulgada nesta semana aponta que 75% dos brasileiros usam seus celulares para acessarem redes sociais – a taxa mais alta entre dez países pesquisados. O Brasil também se destaca no uso de aplicativos de jogos (68%), de serviços de geolocalização (56%), e na audiência de vídeos ou TV no celular (43%), ocupando a segunda posição nos três quesitos e perdendo, especificamente, para China (70%), Coreia do Sul (59%) e, novamente, Coreia do Sul (44%).
A pesquisa The Mobile Consumer: A Global Snapshot pesquisou hábitos de consumo e comportamento relacionados ao uso de celular na Austrália, Estados Unidos, Índia, Itália, Rússia, Reino Unido e Turquia, além dos já citados Brasil, China e Coreia do Sul. Os dados foram reunidos por entidades oficiais do setor por meio de pesquisa online ou questionário ao vivo, no decorrer de 2012.
Outros dados interessantes sobre os brasileiros mostram que 21% da população usa o chamado “multimedia phone”, celulares com teclado qwerty e/ou touchscreen, sem sistema operacional avançado – a taxa mais alta entre os pesquisados. O país com maior índice de smartphones é a Coreia do Sul (67%) e de “feature phone” (celulares sem qwerty, touchscreen ou sistema operacional avançado) é a Índia (80%).
A resistência dos celulares com teclado qwerty no Brasil – uma exceção entre os países pesquisados – é reflexo do alto uso de redes sociais e também de instant messaging: 57% dos entrevistados usam o serviço de texto via internet, atrás somente de coreanos (70%) e chineses (67%). Brasileiros ainda ocupam a terceira posição na taxa de uso de aplicativos de notícias (45%), atrás, novamente, de China (55%) e Coreia do Sul (54%).
Plano de dados
Apesar da alta adesão aos dispositivos móveis, somente 43% dos brasileiros compram pacotes de dados – é a menor taxa dos países pesquisados, ao lado da Rússia. Um dos motivos é o alto preço dos planos brasileiros, que se reflete também no grande número de brasileiros que, na busca pela operadora mais conveniente, possui mais de um aparelho: 48%, atrás somente da Rússia (51%).
A pesquisa também analisa o comportamento relacionado a veiculação de anúncio em celulares: 38% dos brasileiros dizem receber anúncios via mensagem de texto/SMS, a taxa mais alta entre os pesquisados. Metade dos brasileiros não se incomodam com anúncios em celulares, desde que possam acessar conteúdo gratuitamente. A mesma taxa de russos e americanos disseram não se importar, ficando atrás somente dos indianos, com 54%.
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