Assinar

Clear Channel instala rede de beacons no Rio

Buscar

Clear Channel instala rede de beacons no Rio

Buscar
Publicidade
Mídia

Clear Channel instala rede de beacons no Rio

Tecnologia presente nos relógios digitais permite o envio de informações aos smarthphones das pessoas próximas


10 de junho de 2016 - 16h17

CLEAR CHANNEL BRASIL

FOTO: FABRIZIA GRANATIERI


Relógio de rua na orla carioca (crédito: BrasilFoto/Fabrizia Granatieri)

A Clear Channel inaugura neste mês no Rio de Janeiro a primeira rede de beacons em out of home da América Latina. A tecnologia permite o envio de informações e mensagens publicitárias aos smarthphones dos transeuntes próximos ao mobiliário urbano. A proposta da empresa é que as marcas complementem suas campanhas veiculadas na mídia. Inicialmente foram instalados 200 pontos de beacons (pequeno dispositivo que emite sinais bluetooth) nos relógios digitais e nos aspersores de água da capital fluminense.

“O out of home é uma mídia de massa e com recursos como o beacon oferecemos uma ferramenta segmentada para o anunciante. O beacon também faz muito bem a ponte de integração do digital com o off-line”, afirma Dario Gohda, diretor de desenvolvimento da Clear Channel. A empresa possui uma rede com três mil pontos na Austrália e testes nos Estados Unidos e Reio Unido. Curitiba e interior de São Paulo podem ser os próximos mercados a receber a tecnologia no País. Operações da empresa na América Latina também devem investir na área.

A ferramenta será oferecida de forma adicional ao anunciante na compra de veiculação de mídia exterior. Segundo Dario, a mensagem de texto é apenas uma das abordagens, mas não no formato SMS. “O texto não fica armazenado no aparelho do consumidor, mas aparece como um pop-up na tela e, depois, fica disponível na central de notificações. Outras formas de abordagem envolvem o uso de recursos multimídia, como sons, vibrações e luzes do flash”, explica.

Desenvolvido em parceria com a Aurea, empresa que forneceu a tecnologia e que implantou os beacons no Rio, o projeto capta informações disponíveis em aplicativos já instalados nos aparelhos celulares das pessoas, cruzando dados como perfil demográfico, hábitos de consumo e dados de navegação, por exemplo. A Aurea também é responsável pela plataforma de gerenciamento da campanha e pelo suporte aos anunciantes.

Quando um consumidor faz o download de um aplicativo qualquer, seja de rede social, serviço ou game, por exemplo, ele é submetido aos termos de uso, que autoriza a empresa a utilizar seus dados da forma que achar melhor. O beacon pega essas informações disponíveis pelos apps. “Mas o usuário tem total autonomia para bloquear o recebimento de mensagens via beacon. Basta ele desabilitar o Bluetooth do seu aparelho móvel ou nas configurações do aparelho restringir que os aplicativos usem suas informações de geolocalização”, ressalta Dario, destacando que a plataforma de gestão de campanha da Clear Channel consegue analisar o grau de interação do usuário com as mensagens. Se não houver interação, o usuário deixará de receber a comunicação.

Publicidade

Compartilhe

Veja também