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Mídia

Com Parafernalha, Webedia intensifica área de conteúdo para marcas

Canal, que chegou a 10 milhões de inscritos, investe em formatos como product placement e branded content dentro de estratégia de verticais do grupo


15 de março de 2018 - 12h51

Luther Peczan, ao centro, com parte da equipe da Webedia e a placa comemorativa dos 10 mi do YouTube (Crédito: Divulgação)

Recentemente, o canal Parafernalha conquistou dez milhões de inscritos e, assim, a almejada placa do YouTube que certifica a enorme base de seguidores. Com mais de 65 milhões de visualizações por mês, os números reforçam o apelo do segmento de humor na internet e tem intensificado os projetos da Webedia, dona do canal, na produção de conteúdo para marcas.

Em seus primeiros anos, o canal era parte da Paramaker, de Felipe Neto, hoje em carreira solo e um dos principais YouTubers do País. A empresa francesa adquiriu o canal em 2015 e, desde então, trilha um caminho que agrega ao conteúdo um intenso trabalho com marcas.

“Tornamos marcas em mídia, produzimos conteúdo e vamos até o final da cadeia, gerando comunidades”, diz Luther Peczan, vice-presidente da área de brand publishing da Webedia. O caminho desenvolvido pela Webedia com diversos verticais — Tudo Gostoso, Hypeness e  AdoroCinema, além do próprio Parafernalha e outros — é depois aplicado às iniciativas criadas para anunciantes, explica o executivo. “Passamos por muitos caminhos e dificuldades com nossos canais próprios e, quando chegamos às marcas, conseguimos reduzir este tempo de alcançar resultados e assim ganhar dinheiro”, explica.

Hoje, a empresa cuida das redes sociais de todas as marcas da L’Oreal e também atua para anunciantes como FoodNetwork, Pão de Açúcar, Tinder, Telecine, Ubisoft e Leroy Merlin. Com 2 bilhões de visualizações e produzindo de mais de 3,6 mil vídeos em 2017, a Webedia tem 320 profissionais em sua sede, no Rio de Janeiro, sendo que 90 trabalham exclusivamente com vídeo, contando com quatro estúdios. Em São Paulo há mais dois estúdios e uma equipe de 120 pessoas.  Apenas para Ubisoft, por exemplo, a Webedia produz oito vídeos por semana; o canal da marca de games no YouTube já conta com mais de um milhão de inscritos. “A publicidade funciona quando usada bem, mas os jovens nativos digitais querem conteúdo mais autêntico, que agregue experiências e não interrompa”, diz Luther.

Ganhar engajamento do público com a marca, além da aproximação dos seus consumidores com a missão e valores da empresa, são apontados como algumas das vantagens que levam ao investimento em produzir conteúdo para marcas, observa João Pedro Mota, head of technology do Br Media Group, empresa especializada em marketing de influência e pesquisa.

João acredita que as marcas ainda têm dificuldade de se afastar do jeito convencional de se fazer propaganda e tem medo de arriscar. “Porém, aquelas que criam um bom storytelling tem recebido ótimos resultados, cumprindo seus KPIs, e, principalmente, criando uma relação mais pessoal com seus clientes”, fala. O uso de influenciadores também agrega já que cria um conteúdo altamente engajável dentro do universo destas marcas. “Utilizado de forma correta e com uma estratégia bem definida, é um meio perfeito da marca surfar em um segmento com propriedade e recebendo o endosso daquele que de fato influencia e está presente na vida das pessoas que está impactando”, aposta.

Confira abaixo alguns dos trabalhos do Parafernalha para marcas:

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