Dias contados para a mídia impressa
Tina Brown, editora-chefe da revista Newsweek e do portal The Daily Beast, diz que é uma questão de tempo para que a crise da mídia impressa nos Estados Unidos chegue ao Brasil
Tina Brown, editora-chefe da revista Newsweek e do portal The Daily Beast, diz que é uma questão de tempo para que a crise da mídia impressa nos Estados Unidos chegue ao Brasil
Janaina Langsdorff
5 de dezembro de 2012 - 9h15
A jornalista inglesa Tina Brown, editora-chefe da revista Newsweek, o segundo semanário de notícias mais influente dos Estados Unidos, e do portal The Daily Beast, esteve na tarde desta terça-feira 4 em São Paulo para conduzir a primeira edição do Women in the World organizada fora dos Estados Unidos. Mas além de apresentar a história de coragem de mulheres que lideram ações sociais pelo mundo afora, Tina acabou revelando também algumas pistas sobre o futuro dos negócios no mercado de mídia impressa. “É uma questão de tempo para que a crise da mídia impressa no mundo desenvolvido chegue ao Brasil e aos demais mercados emergentes", disse Tina durante a conferência realizada na Casa Fasano, no Itaim, bairro da região Sul da capital paulista.
Enquanto nos Estados Unidos a Newsweek passou a existir somente no formato digital, no Brasil a revista ainda resiste nos papeis. Mas Tina está certa de que a queda da imprensa escrita já sinalizada no mercado americano é uma tendência inevitável também no Brasil “daqui a dois, três ou cinco anos, ninguém sabe exatamente quando, mas vai acontecer”, comenta. A transição é atribuída às mudanças nos hábitos de leitura provocados pelos dispositivos móveis. Tina cita aparelhos, como o e-reader da Amazon, o Kindle, e o próprio iPad, como exemplos desse novo cenário. “As pessoas passaram a acessar tudo pelos meios digitais”, frisa. A alternativa sugerida por Tina é que cada publicação conheça a fundo o seu leitor e passe a produzir um conteúdo condizente com os seus desejos.
O poder das mulheres
Com a presença de Nizan Guanaes, chairman do grupo ABC e copatrocinador do Women in the World, o evento reuniu apresentadoras famosas, como Xuxa, Gloria Maria e Monica Valdvogel, que entrevistaram algumas das mulheres mais intrépidas da atualidade.
Uma delas é Condoleezza Rice, ex-secretária de Estado dos Estados Unidos. Há ainda o caso de Marcela Martínez Sempértegui, advogada boliviana e secretária executiva do partido oposicionista MNR, que teve a sua filha Zarlet Rowina Clavjo Martinez, de 17 anos, sequestrada no centro da cidade de La Paz há seis meses, e que ainda está mergulhada numa angustiante luta para resgatá-la.
O evento enalteceu ainda o trabalho da Major Priscilla de Oliveira Azevedo, coordenadora de programas estratégicos da secretaria de segurança pública, que conseguiu prender cinco dos sete criminosos que a raptaram em 2007, além da Major Eliane Nikoluk Scachetti, que comanda atualmente um batalhão com 800 homens.
Neste contexto de mulheres destemidas, estão as marcas Wella, da Procter & Gamble, Coca-Cola e Vale, patrocinadoras do encontro que em 2013 acontecerá nos dias 4 e 5 de abril, novamente em Nova York, cidade que sediou a primeira edição do Women in the World, há quatro anos.
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