Diversidade de produtos é tema central no Inma
Seminário de entidade internacional ocorreu em São Paulo e reuniu executivos de alguns dos maiores jornais do País
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Igor Ribeiro
2 de outubro de 2014 - 2h53
A diversificação de produtos foi um dos temas mais recorrentes do seminário da International News Media Association (Inma), que aconteceu nessa quarta e quinta-feira, 1º e 2, em São Paulo. Diretores e executivos de alguns dos maiores grupos jornalísticos internacionais estiveram no evento apresentando cases de transformação digital e novas possibilidades de expansão de marca para produtores de conteúdo.
Toby Moore, diretor editorial do Telegraph Media Group, apresentou os novos planos comerciais multiplataforma do jornal inglês. Destacou a chegada de Jason Seiken, contratado há um ano da rede americana PBS, como o responsável por aplicar “uma visão mais holística sobre todo nosso conteúdo”. O impacto imediato foi a ampliação de possibilidades publicitárias vinculadas às diferentes plataformas. Para além dos formatos em impresso, desktop e mobile, ganharam força conceitos focados em editorias como moda, beleza, cultura, tecnologia e viagem.
“Além de crescer nossa presença digital, aumentamos nosso share no mercado britânico de diários impressos para 30% desde 2007, quando tínhamos 22,5%”, disse Moore. Segundo o executivo, os produtos do grupo resultam em mais de 370 milhões de impressões por mês, por cerca de 65 milhões de unique visitors.
O New York Times é uma marca jornalística global, reconhecido pela qualidade de seu conteúdo há muitos anos. Mas Alice Ting, vice-presidente de licenciamento e branding do grupo, passou pelo Inma para mostrar como a diversidade pode ir além de produtos noticiosos. O jornal multiplicou seu alcance com derivados que incluem desde a tradicional plataforma de eventos, até o Times Journeys, uma agência de viagens que agrega conteúdo à experiência turística, com roteiros temáticos construídos ao lado de especialistas em temas como enologia, história, música, literatura e ecologia. “Nós pensamos em como expandir nossas marcas no marketplace para além dos produtos originais, mantendo um fluxo de receita diversificado e sustentável”, afirmou a executiva.
Além de produtos como o Wine Club e as palestras do Times Talks, a executiva destacou o pioneirismo do New York Times Store, um marketplace nascido a partir de itens históricos colecionáveis, em 1998. “Hoje vai desde a reimpressão de fotos famosas até materiais esportivos. O Birthday Book é o nosso sucesso de vendas”, contou Alice, referindo-se ao livro customizado que reúne as primeiras páginas do Times de todos os aniversários da pessoa presenteada.
Também realizaram painéis diretores de alguns dos maiores veículos nacionais, como Folha de S.Paulo, O Globo, O Estado de S. Paulo, Zero Hora e Correio Braziliense, além de Facebook, Google, Expressen GT e ANJ, entre outras empresas e entidades. Veja mais informações sobre os debates do Inma 2014 na edição 1630 do Meio & Mensagem, que circula em 6 de outubro.
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