Fraude atinge mídia dos Estados Unidos
Esquema usava tecnologia para burlar a exposição das marcas em vídeos online; mais de 75 grandes anunciantes foram afetados
Esquema usava tecnologia para burlar a exposição das marcas em vídeos online; mais de 75 grandes anunciantes foram afetados
Meio & Mensagem
2 de julho de 2014 - 12h04
Um esquema de fraude na negociação de publicidade online nos Estados Unidos foi descoberta. Uma empresa comercializou inventários para expor as marcas em vídeos de grande visibilidade mas, no lugar dessa entrega, inseria os anúncios em pixeis praticamente invisíveis.
De acordo com a companhia de segurança online Telemetry, as pessoas por trás dessa operação conseguiram tirar milhões de dólares dos anunciantes, simulando a comercialização de produtos legítimos. “Foi a primeira vez que vimos uma fraude em comercialização de anúncios com uma abordagem única por cada produto oferecido”, disse Anthony Rushton, CEO da Telemetry.
Segundo ele, esse foi o caso mais significativo de fraude já visto pela empresa, fundada em 2009. O esquema atingiu um grande número de anunciantes, conseguindo tirar deles o maior valor já testemunhado pela Telemetry. Pelo menos 75 grandes marcas – incluindo Coca-Cola, Ford e McDonalds – investiram dinheiro nesse tipo de anúncios. Apenas no mês de passado, US$ 10 milhões foram desperdiçados. Em uma entrevista ao Advertising Age, um anunciante admitiu ter pedido mais de US$ 1 milhão nos últimos dois meses. A operação de análise do esquema continua em andamento.
Com o problema de fraude na indústria chamando a atenção, muitas companhias tem se voltado para os produtos anti-fraude, a fim de evitar que suas verbas sejam desperdiçadas. Esses recursos, no entanto, não eram muito utilizados.
As pessoas ligadas ao esquema fraudulento teriam, de acordo com a Telemetry, baixado versões similares desses produtos de segurança, a fim de fornecer aos anunciantes todas as certificações possíveis de que seus anúncios estariam sendo expostos corretamente. Um sensor chamado Tremor Video, por exemplo, teria sido utilizado para indicar a cada uma das marcas que seus anúncios tinham sido visualizados. Ainda que o anúncio ficasse restrita a uma janela praticamente invisível, a ferramenta indicaria uma visibilidade plena. Os fraudadores, portanto, teriam investido também para fornecer aos anunciantes uma garantia ilusória da efetividade de seus investimentos.
Refresh mágico
A tecnologia da fraude consiste numa pequena janela da página (de 1×1 pixel) e anúncios de grandes marcas que aparecem em looping. No formato normal da tela, os vídeos das campanhas não podem ser vistos a olho nu. Mas, pelas métricas, o vídeo publicitário aparece como visualizado. Dessa forma, seria possível construir relatórios críveis para os anunciantes.
A Telemetry teria encontrado mais de 400 sites conectados a essa fraude. Ao analisá-los, a empresa descobriu que a maioria deles teve seu domínio registrado pela Knowlera Media, empresa criadora de conteúdo de vídeos. Procurado pela reportagem do Advertising Age, o COO da Knowlera, Will Jerro, afirmou que todos os domínios foram entregues a um parceiro logo após sua criação e que a empresa nunca teve o controle sobre eles.
Com informações do Advertising Age
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