Geração Z no centro das estratégias de marcas e parceiros do Spotify
Durante evento realizado em São Paulo, plataforma apresentou para players do mercado os principais desafios em trabalhar com gerações de consumidores
Geração Z no centro das estratégias de marcas e parceiros do Spotify
BuscarGeração Z no centro das estratégias de marcas e parceiros do Spotify
BuscarDurante evento realizado em São Paulo, plataforma apresentou para players do mercado os principais desafios em trabalhar com gerações de consumidores
Renan Honorato
20 de setembro de 2023 - 18h04
Durante a tarde de terça-feira, 19, o Spotify Sparks reuniu no Clube Nacional, em São Paulo, marcas e agências para um debate sobre o futuro da publicidade. O tema, que permeou as seis palestras dos executivos do streaming, foi como conseguir engajar o público, sobretudo a geração Z.
Na apresentação, o head of global advertising sales do Spotify, Brian Berner, ressaltou a relevância do Spotify como uma ‘love brand’ dessa geração. Os perfis dos usuários, disse, são um retrato para que as marcas possam entender os perfis de consumo dessas pessoas. “É a parceria entre as marcas e o streaming que permite que o Spotify ofereça músicas de graça para o usuário”, declarou.
Segundo informações divulgadas pela companhia, já são mais de 40 milhões os usuários do Spotify, entre assinantes premium e ‘freemium’. Os perfis ‘freemium’ são aqueles onde as faixas são intercaladas com publicidade.
Todavia, não apenas de música vive essa geração. “A geração Z estão ouvindo mais podcast que quaisquer outros públicos”, disse Berner.
No último ano, houve um crescimento de 40% em ouvintes de podcasts no Brasil, de acordo com dados reunidos pela empresa em parceria com Edilson Research. Entre esses ouvintes, mais de 70% acreditam mais nos anúncios que são veiculados em podcasts. “Até mesmo um presidente é escolhido por meio de podcast”, exemplificou Camila Justo, head de podcast no Brasil.
Atualmente, são cerca de cinco milhões de títulos no streaming, sendo um crescimento de 1.400% no formato em comparação com anos anteriores. “Os podcasters têm encontrado nesse formato uma conexão muito mais profunda e engajada com o público, diferente até mesmo das redes sociais”, disse Barbara Zamberlan, líder de parcerias com criadores do Spotify no Brasil.
Além disso, a executiva destacou a funcionalidade promocional que os cortes dos programas podem gerar. Inclusive, o ‘Spotify para Podcast’ oferece ferramentas otimizadas para sinalizar esses momentos com potencial de viralização.
Ainda durante o evento, o Spotify anunciou a primeira edição do ‘Spotify Podcast Festival’, um evento para reunir creators e fças. O festival acontecerá no dia 4 de novembro, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, e é o primeiro evento da plataforma dedicado ao gênero no Brasil. A venda de ingressos para o Spotify Podcast Festival acontece a partir de 4 de outubro.
Ao fim da tarde, o produtor e empresário Konrad Dantas, o “KondZilla” subiu ao palco ao lado de executivas da Vivo e da Budweiser. Segundo ele, as marcas que querem se inserir na cultura da favela não devem se apoiar no “jingle”. Na parceria realizada entre a produtora e o Magalu, por exemplo, Kondzilla levou o time de executivos para gravar nos estúdios o tema musical que acompanharia a campanha de aniversário da empresa.
O Spotify compartilhou, ainda, alguns dados sobre os gostos musicais da audiência. No ranking das músicas mais tocadas no País, quase 100% são de artistas brasileiros. De 2018 para cá, por exemplo, o sertanejo tem se consolidado como o gênero mais ouvido na medida em que artistas internacionais decaem.
Contudo, existem ritmos que vêm ganhando força, como é o caso do trap e do phonk. Esse último figurando em primeiro lugar em 67% das playlists da GenZ no País.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King