Assinar

Gilberto Gil lança retrospectiva inédita no Google Arts

Buscar

Gilberto Gil lança retrospectiva inédita no Google Arts

Buscar
Publicidade
Mídia

Gilberto Gil lança retrospectiva inédita no Google Arts

Em parceria com o Google Arts & Culture e o Instituto Gilberto Gil, "O Ritmo de Gil" conta a trajetória do cantor e traz músicas inéditas 


17 de junho de 2022 - 9h04

(Crédito: Divulgação/Instituto Gilberto Gil/Google Arts & Culture)


Em comemoração aos seus 80 anos, Gilberto Gil em parceria com o Google Arts & Culture e o Instituto Gilberto Gil, lança O Ritmo de Gil, “museu virtual” que registra a vida e a obra do cantor. As mais de 41 mil imagens distribuídas em 140 seções e 900 vídeos que foram digitalizadas mostram momentos especiais da infância até a posse como imortal pela Academia Brasileira de Letras em 2022. Segundo o Google, essa é a maior
retrospectiva online dedicada a um artista vivo, e a primeira de um artista brasileiro na plataforma global.  

“Fico muito feliz que, com essa coleção do Google Arts & Culture, pessoas do mundo todo, especialmente os mais jovens, podem ter acesso universal a um conteúdo tão vasto sobre toda minha trajetória”, afirma Gilberto Gil. 

A coleta do material começou em 2018, está disponível em inglês, português e espanhol e pode ser explorada a partir de 3 divisões: a música, o homem e a influência internacional. “A partir de hoje, amantes da cultura brasileira, da afro-musicalidade, fãs e admiradores de Gilberto Gil em todo o mundo poderão acessar, à distância de alguns cliques, o tesouro que é sua história”, conta.

Arquivo inédito  

O acervo traz também um álbum inédito, nunca lançado por Gil. Gravado em Nova York, em 1982, o material foi encontrado durante o processo de curadoria do artista e conta com gravações inéditas do artista, como a música “You Need Love”.  

“Foram várias pessoas envolvidas no resgate desse trabalho. A oportunidade dessa coleção fez com que o disco acabasse migrando para ela, e agora está aí, eu ainda com a vozinha bem jovem, de 40 anos atrás. É um resgate precioso, 40 dias não são 4 dias”, afirma Gil.

Publicidade

Compartilhe

Veja também