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Mídia

Globo celebra movimento de sua marca em livro digital

Brand book da emissora é aberto ao público e fornece informações sobre detalhes de design e padrões


25 de março de 2019 - 6h00

Campanha institucional que emissora exibe reforça os princípios da marca (Crédito: Reprodução)

O círculo é a representação do universo e do movimento contínuo. O branco representa a soma de todas as cores, mas também significa que aquele espaço está aberto a ser preenchido com ideias e estilos múltiplos. E as faixas coloridas, do centro, representam a diversidade e pluralidade da audiência com quem a emissora se conecta a cada minuto do dia.

Embora seja possível explicar de forma simples os principais pontos que compõem o significado da identidade visual da Globo, a empresa decidiu se aprofundar no design, tipologia e conceitos em um Livro de Marca. Totalmente digital, a plataforma detalha os itens gráficas e visuais da marca da emissora e registra as mudanças e transformações vivenciadas em seus mais de 50 anos de história.

“As pessoas têm um grande apego emocional com a marca Globo e com as memórias que ela traz. Por isso fomos fazendo pequenas mudanças aos poucos, para mostrar que a Globo continua evoluindo para acompanhar a sociedade, mas mantendo os mesmos valores e princípios”, explica Mariana Sá, diretora de criação da Globo.

Para mostrar como a emissora faz as movimentações em torno de sua identidade visual, a área de Comunicação da Globo, com o apoio de outros departamentos estratégicos, passou os últimos dois anos elaborando o projeto digital do Livro da Marca, que passa a estar disponível para acessos nesta segunda-feira, 25. Embora seja um material de utilização interna – por trazer os padrões e normas de uso da marca Globo – a plataforma é aberta para todas as pessoas.

“Acreditamos que compartilhar é a regra do momento. Quanto mais disseminarmos nossos valores e a própria transparência do grupo, mais iremos ao encontro do princípio da Globo de respeitar o público. A proposta é que as pessoas compreendam nossa ideia de movimento por meio dos assets de nosso design, como cores e tipologia e entendam as escolhas por trás desses elementos”, explica Sérgio Valente, diretor de comunicação da Globo. Na plataforma, é possível navegar por diferentes elementos da marca, conhecer os conceitos que embasam cada um e até mesmo obter orientação para a elaboração de um logo para um novo produto da casa.

A ideia é que a plataforma seja alimentada pelas novas mudanças de design e de elementos visuais que a Globo adotar. “Esse Livro não está finalizado e provavelmente nunca estará, pois estamos em constante revisão e transformação de tudo e queremos que isso também se reflita em nossa marca. Até por isso, não havia outra forma de fazer um Livro de Marca que não fosse no ambiente digital”, esclarece Mariana.

Embora tenha criado uma plataforma aberta, a Globo não fará uma divulgação específica do Livro de Marca para a audiência. Os elementos do design, no entanto, estão representados na campanha institucional que a emissora vem exibindo há alguns dias e estarão, também, em todas as vinhetas de datas comemorativas ao longo do ano. “Aproveitamos essa mensagem institucional para expor nossos princípios. De tempos em tempos, toda marca precisa se comunicar institucionalmente. Nossa marca é inovadora, mas também é crível, sólida e com valores muito estruturados. Essa não é a primeira e está longe de ser a última comunicação institucional que fazemos, pois é necessário sempre renovar esses princípios para o público”, destaca Valente.

Veja:

Direção de Criação: Sergio Valente, Mariana Sá, Leandro Castilho.
Direção de Inovação: Washington Theotonio.
Head of art: Waldemar França.
Criação: Washington Theotonio, Waldemar França.
Direção de arte: Waldemar França, Washington Theotonio.
Redação: Leandro Castilho, Bernardo Magalhães , Fabio Leão.
Lead designer: Mariana Sá, Washington Theotonio, Waldemar França,
Designer: Lorena Freire, Felipe Bellintani, Christiano Calvet.
Direção de Planejamento: Carla Sá.
Planejamento: Bernardo Magalhães.
Atendimento: Andrea Couto, Tatiana Lima.
Direção de produção comunicação: Jaqueline Couto.
Produção comunicação: Fernanda Deway, Milaine Almeida.
Mídia: Vitor Silveira

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