Mídia

Globo criará selo de sustentabilidade para audiovisual

Em parceria com a Associação Cultural Panvision, proposta é criar uma calculadora para contabilizar emissões na América Latina

i 3 de setembro de 2025 - 16h34

Globo selo

(Crédito: Shutterstock)

A Globo anunciou  nesta quarta-feira uma parceria com a Associação Cultural Panvision, uma iniciativa voltada
à produção audiovisual na América Latina.

O acordo, com vigência até 2027, visa a criação do Ecovision, um selo de sustentabilidade desenhado para as particularidades da região. A meta é estabelecer uma metodologia e ferramentas que ajudem a disseminar práticas ecológicas e sociais por todo o setor, garantindo produções sejam mais responsáveis e adaptadas às realidades locais.

A partir da parceria, a Panvision terá acesso às ferramentas e metodologias do programa ‘Produções Verdes’, em uso na Globo desde 2023. A ideia é que a inteligência por trás das ações ambientais da Globo seja compartilhada, permitindo a democratização do acesso a práticas ESG para produtoras de todos os portes.

Com o Ecovision, a proposta é desenvolver uma solução digital própria, que incluirá uma calculadora de carbono regional e ferramentas para monitorar e planejar a sustentabilidade de cada projeto.

A iniciativa também vai além da parte técnica, com planos para ações de capacitação e a integração de práticas sustentáveis desde as primeiras etapas de uma produção, como o desenvolvimento do roteiro.

Marilha Naccari, diretora-presidente da Panvision e coordenadora de pesquisa e desenvolvimento do Ecovision, diz, em comunicado, que essa união amplia o alcance das práticas verdes e cria um caminho colaborativo para transformar todo ecossistema do setor.