Google paga multa e promete mudanças nos leilões digitais
Após acordo com a França em caso antitruste, companhia compromete-se a fornecer mais transparência e liberdade aos publishers e plataformas de publicidade
Google paga multa e promete mudanças nos leilões digitais
BuscarGoogle paga multa e promete mudanças nos leilões digitais
BuscarApós acordo com a França em caso antitruste, companhia compromete-se a fornecer mais transparência e liberdade aos publishers e plataformas de publicidade
Meio & Mensagem
8 de junho de 2021 - 11h34
O Google promete fazer grandes mudanças em sua tecnologia de publicidade em decorrência de um acordo antitruste. Nessa segunda-feira, 7, a empresa de tecnologia anunciou que implementará novas regras para os leilões de publicidade online, algo que publishers e parceiros de tecnologia já queriam há muito tempo.
Particularmente, os publishers e as ad techs parceiras vinham pedindo mais transparência a respeito do que acontece nos bastidores da plataforma de publicidade do Google, como mais visibilidade em relação aos preços e mais flexibilidade para poder trabalhar com parceiros de fora do Google.
Na França, a companhia concordou em pagar uma multa de US$ 268 milhões resultante de um acordo firmados pelos reguladores locais em um caso antitruste, que acusava o Google de práticas monopolistas. Além de aceitar arcar com o pagamento, a companhia de tecnologia comprometeu-se a fazer mudanças que envolveriam essas questões de longa data a respeito da condução de seus leilões de publicidade.
No resultado financeiro do primeiro semestre, o Google reportou uma receita de publicidade digital de US$ 44,7 bilhões. As ferramentas de publicidade online da companhia dominam a indústria de publicidade no ambiente da internet e, nessa segunda-feira, 7, a empresa disse, por comunicado, que 700 plataformas de publicidade concorrentes e 80 plataformas de publicação dependem de sua infraestrutura de leilões de anúncios.
O Google também vem enfrentando um inquérito antitruste nos Estados Unidos. O Departamento de Justiça e dezenas de procuradores-gerais abriram processos contra a companhia para investigar como a empresa se aproveitaria de sua posição dominantes na publicidade digital para favorecer seus próprios produtos e serviços.
As mudanças que a gigante de tecnologia comprometeu-se a fazer agora são um primeiro passo para melhorar a relação com publishers e anunciantes que estão desconfiados de suas estratégias. As mudanças com as quais a companhia se comprometeu terão implicações além dos mercados da Europa e França. Um representante do Google disse que algumas dessas mudanças serão estendidas aos parceiros de tecnologia e de publicidade dos Estados Unidos.
Os publishers e anunciantes tinham a preocupação de que o Google atuasse para favorecer os compradores ou vendedores de anúncios, apresentando inventários distorcidos. Agora, a companhia diz que haverá mais transparência em torno dos leilões digitais, com a revelação da dinâmica de preços. O Google deverá apresentar os lances mínimos para a compra de publicidade, fornecendo aos anunciantes detalhes sobre leilões individuais, ajudando-os a planejar as estratégias para os lances.
Já para os publishers, o Google promete mais flexibilidade, dando mais ferramentas para a escolha dos parceiros de publicidade e não fazendo com que eles se sintam pressionados a usar os serviços do Google em todas as etapas. “Não iremos limitar os publishers nas negociações de termos ou preços específicos diretamente com outras plataformas vendedoras (SSPs). E continuaremos fornecendo aos publishers do Ad Manager controles para incluir ou excluir determinados compradores”, disse o Google, em comunicado.
A companhia declarou, ainda, que as mudanças serão testadas e desenvolvidas nos próximos meses antes de elas serem implementadas de forma mais ampla.
Com informações do Advertsing Age
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King