Ibope vai aumentar medição de TV paga
Instituto deverá ampliar sua amostra para 1,6 mil domicílios
Instituto deverá ampliar sua amostra para 1,6 mil domicílios
Meio & Mensagem
19 de novembro de 2013 - 12h52
O Ibope deverá ampliar a amostragem de audiência de TV paga. O serviço obedece a um antigo pedido do setor, que vê sua base assinante crescer a cada ano.
Segundo a Folha de S.Paulo, a amostra de audiência deverá incluir mais 245 domicílios, de São Paulo e Rio de Janeiro. A base de medição da TV por assinatura do Ibope passará, então, para mais de 1,6 mil aparelhos.
Representantes do setor alegam que a base teve crescimento acelerado nos últimos dois anos, chegando a 17,4 milhões de assinantes, mas o instituto não seguiu essa ampliação – que também se deu geograficamente. Hoje, são pesquisados nove mercados, mas o Ibope planeja estender para 15 no ano que vem. Outro fator de pressão é a movimentação no Brasil da concorrente alemã GfK, que deverá fornecer medição de TV aberta a partir de 2014.
Apesar do aumento nos anos recentes, especialmente neste semestre a curva é menos íngreme. Em setembro, as operadoras registraram 76 mil novos clientes, quase 100 mil a menos que em agosto, o menor crescimento mês a mês em muitos anos.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King