Assinar

Jovem Pan lança rede nacional de all news

Buscar

Jovem Pan lança rede nacional de all news

Buscar
Publicidade
Mídia

Jovem Pan lança rede nacional de all news

Emissoras cobrirão notícias e esportes; nova unidade de arte estuda reforma de identidade visual


2 de novembro de 2013 - 12h35

Os fãs mais atentos da Jovem Pan já perceberam que repousa, na home page de seu site, um novo ícone à direita, onde se lê “JP News”. Desde outubro, ali é o acesso para o novo projeto do grupo, em fase de testes: uma rádio all news, 24 horas.

Planejada para estrear oficialmente em dezembro, a Jovem Pan News vai estrear em AM, inicialmente em São José do Rio Preto (SP) e Brasília. “Temos uma rede de 90 emissoras AM parceiras e vamos oferecer a uma parte delas o formato da rádio News, que já está em beta em São Paulo”, diz Tutinha Amaral, presidente do grupo. Ele espera que, na primeira fase, pelo menos 15 afiliadas deverão aderir à proposta.

O novo projeto vai veicular noticiário e esportes com abrangência nacional e linguagem mais moderna, diferente do habitual das AMs. “Queremos modernizar a Jovem Pan e não dá para fazer isso de uma hora para outra. A Jovem Pan News estreará nas outras praças e, aqui em São Paulo, vamos veiculando seu conteúdo aos poucos no FM”, explica Amaral. Segundo o empresário, é preciso ter cuidado ao alterar os hábitos do tradicional ouvinte da AM, pouco afeito a transformações. Mesmo a Jovem Pan FM permanecerá com sua programação musical pop, mas deverá receber boletins da News. As emissoras também continuam dividindo a faixa matinal, com a transmissão de Jornal da Manhã e Morning News.

A Jovem Pan contratou uma equipe de 25 pessoas, entre redatores, locutores, editores e operadores. Fez dois novos estúdios e quer convocar articulistas renomados. A expectativa é que as próximas afiliadas estreiem em Curitiba, Feira de Santana (BA), Rio de Janeiro e São Luís. No futuro, a rede deverá se beneficiar do decreto que regulamenta a migração de AMs para FMs, a ser assinado pela presidente Dilma Rousseff na quinta-feira, 7.

Amaral é confiante sobre a expansão da parceria: “as emissoras locais vão ganhar uma marca para vender com a nossa força, inclusive com nossa estratégia nacional. E eles também serão comissionados quando venderem”. O executivo afirma que as afiliadas poderão cortar até 90% de seus custos.

Novo logotipo
Para ajudar a vender bem, a Jovem Pan montou uma equipe de publicidade para colaborar com anunciantes e agências. Uma espécie de house agency, que conta com três designers, dois criativos e um redator. “Queremos produzir projetos para aumentar nossa aproximação de clientes e vender boas campanhas”, diz Amaral.

Por meio desse departamento, a emissora espera desenvolver formatos específicos para cada anunciante. “Podemos adaptar diretamente e entregar para a agência, seguindo a ideia inicial da marca. E se o cliente não tem ideia, eu posso oferecer alguma para ele”, afirma o executivo. Empresas como CVC, Net e Uninove já desenvolvem parcerias nessa modalidade.

A house se dedica a todo o grupo, e não só à News, apesar da nova emissora estar entre seus trabalhos centrais. Entre essa unidade e o a rádio de notícias, Amaral estima ter investido pelo menos R$ 200 mil. A próxima fase será uma reforma da identidade visual que deverá rejuvenescer o logotipo do grupo. Estudos gráficos já estão em andamento, mas ainda não há previsão para sua conclusão ou lançamento.

Leia mais sobre o projeto de migração das rádios AM para FM na edição 1584, de 2 de novembro, exclusivamente para assinantes de Meio & Mensagem, disponível nas versões impressa ou para tablets Apple e Android.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O que os brasileiros mais pesquisaram no Google em 2024

    O que os brasileiros mais pesquisaram no Google em 2024

    Os grandes eventos esportivos dominaram as buscas do ano, assim como a morte do apresentador Silvio Santos e as inundações no Rio Grande do Sul

  • TikTok distribuirá 100 mil livros de graça em São Paulo

    TikTok distribuirá 100 mil livros de graça em São Paulo

    Plataforma levará as obras mais citadas pelos BookTokers a espaço no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, de 11 a 17 de dezembro