Jovem Pan lança rede nacional de all news
Emissoras cobrirão notícias e esportes; nova unidade de arte estuda reforma de identidade visual
Emissoras cobrirão notícias e esportes; nova unidade de arte estuda reforma de identidade visual
Meio & Mensagem
2 de novembro de 2013 - 12h35
Os fãs mais atentos da Jovem Pan já perceberam que repousa, na home page de seu site, um novo ícone à direita, onde se lê “JP News”. Desde outubro, ali é o acesso para o novo projeto do grupo, em fase de testes: uma rádio all news, 24 horas.
Planejada para estrear oficialmente em dezembro, a Jovem Pan News vai estrear em AM, inicialmente em São José do Rio Preto (SP) e Brasília. “Temos uma rede de 90 emissoras AM parceiras e vamos oferecer a uma parte delas o formato da rádio News, que já está em beta em São Paulo”, diz Tutinha Amaral, presidente do grupo. Ele espera que, na primeira fase, pelo menos 15 afiliadas deverão aderir à proposta.
O novo projeto vai veicular noticiário e esportes com abrangência nacional e linguagem mais moderna, diferente do habitual das AMs. “Queremos modernizar a Jovem Pan e não dá para fazer isso de uma hora para outra. A Jovem Pan News estreará nas outras praças e, aqui em São Paulo, vamos veiculando seu conteúdo aos poucos no FM”, explica Amaral. Segundo o empresário, é preciso ter cuidado ao alterar os hábitos do tradicional ouvinte da AM, pouco afeito a transformações. Mesmo a Jovem Pan FM permanecerá com sua programação musical pop, mas deverá receber boletins da News. As emissoras também continuam dividindo a faixa matinal, com a transmissão de Jornal da Manhã e Morning News.
A Jovem Pan contratou uma equipe de 25 pessoas, entre redatores, locutores, editores e operadores. Fez dois novos estúdios e quer convocar articulistas renomados. A expectativa é que as próximas afiliadas estreiem em Curitiba, Feira de Santana (BA), Rio de Janeiro e São Luís. No futuro, a rede deverá se beneficiar do decreto que regulamenta a migração de AMs para FMs, a ser assinado pela presidente Dilma Rousseff na quinta-feira, 7.
Amaral é confiante sobre a expansão da parceria: “as emissoras locais vão ganhar uma marca para vender com a nossa força, inclusive com nossa estratégia nacional. E eles também serão comissionados quando venderem”. O executivo afirma que as afiliadas poderão cortar até 90% de seus custos.
Novo logotipo
Para ajudar a vender bem, a Jovem Pan montou uma equipe de publicidade para colaborar com anunciantes e agências. Uma espécie de house agency, que conta com três designers, dois criativos e um redator. “Queremos produzir projetos para aumentar nossa aproximação de clientes e vender boas campanhas”, diz Amaral.
Por meio desse departamento, a emissora espera desenvolver formatos específicos para cada anunciante. “Podemos adaptar diretamente e entregar para a agência, seguindo a ideia inicial da marca. E se o cliente não tem ideia, eu posso oferecer alguma para ele”, afirma o executivo. Empresas como CVC, Net e Uninove já desenvolvem parcerias nessa modalidade.
A house se dedica a todo o grupo, e não só à News, apesar da nova emissora estar entre seus trabalhos centrais. Entre essa unidade e o a rádio de notícias, Amaral estima ter investido pelo menos R$ 200 mil. A próxima fase será uma reforma da identidade visual que deverá rejuvenescer o logotipo do grupo. Estudos gráficos já estão em andamento, mas ainda não há previsão para sua conclusão ou lançamento.
Leia mais sobre o projeto de migração das rádios AM para FM na edição 1584, de 2 de novembro, exclusivamente para assinantes de Meio & Mensagem, disponível nas versões impressa ou para tablets Apple e Android.
Compartilhe
Veja também
O que os brasileiros mais pesquisaram no Google em 2024
Os grandes eventos esportivos dominaram as buscas do ano, assim como a morte do apresentador Silvio Santos e as inundações no Rio Grande do Sul
TikTok distribuirá 100 mil livros de graça em São Paulo
Plataforma levará as obras mais citadas pelos BookTokers a espaço no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, de 11 a 17 de dezembro