Kantar cria recurso para detectar consumo de vídeo online
Segundo a empresa, brasileiros consomem mais vídeo online do que a média global
Nesta quinta-feira, 4, a Kantar Ibope Media anunciou o Focal Meter, novo recurso que identifica o consumo de conteúdo em vídeo online em diferentes aparelhos por meio da conexão com o roteador do ambiente. A empresa vai instalar o aparelho no segundo trimestre do ano. A intenção é que ele ajude na criação de uma visão integrada do consumo de conteúdo cross mídia para “demonstrar o valor do conteúdo e da publicidade em um ambiente de mídia cada vez mais fragmentado”, diz o comunicado da empresa.

Dos internautas, 99% consome vídeo online (Crédito: Cardmar/Unsplash)
O anúncio foi feito junto com a divulgação da primeira edição do Inside Video, pesquisa sobre o cenário de consumo de vídeos online no Brasil. O estudo destaca os internautas do País como uma audiência maior do que a média dos demais países estrangeiros. Enquanto 80% dos brasileiros assistiram vídeos online gratuitos em 2020, a porcentagem de estrangeiros que fizeram o mesmo foi 65%. Nas redes sociais, os números foram 72% e 57%, respectivamente. Em relação ao consumo de streamings por assinatura, a diferença diminui: 62% e 50%. Ao todo, 99% dos usuários de internet veem vídeo.
Dos internautas, 68% assistiram a mais vídeos por streamings gratuitos em contraste com os 58% que consumiram mais streamings pagos. Esses últimos têm a atenção de cada usuário por 1h49 diariamente. Dos assinantes, 8% não consideram cancelar os planos das plataformas às quais assinam, o que, segundo a Kantar Ibope Media, indica um desafio para o mercado com crescente competitividade.
Respondendo a essa demanda aumentada pelo isolamento e procurando conquistar sua fatia da audiência, o relatório ainda mostra que os players aumentaram em 82% seus investimentos publicitários em relação à 2019, investindo em três meios no mínimo. Já as maiores plataformas do segmento apostaram em seis meios cada.
O pico de audiência, por exemplo, ocorreu em 24 de março, quando foi anunciado o fechamento do comércio nas capitais do país, o adiamento da Olimpíadas de Tóqui e a notícia de que os Estados Unidos havia se tornado o epicentro da pandemia da Covid-19. Neste dia, o público telespectador foi 23% maior do que a média anual (18%).
No campo publicitário, a Kantar Ibope Media argumenta que o uso de ferramentas interativas está crescendo e que 8% dos brasileiros usaram um QR code pela primeira vez durante a pandemia.
**Crédito da imagem no topo: Ajwad Creative/iStock