Murdoch apresenta ?nova? News Corp
Durante reunião com investidores em Nova York, empresário revelou detalhes da nova operação, que comandará marcas como The Times, Wall Street Journal e Dow Jones
Durante reunião com investidores em Nova York, empresário revelou detalhes da nova operação, que comandará marcas como The Times, Wall Street Journal e Dow Jones
Meio & Mensagem
29 de maio de 2013 - 6h46
Rupert Murdoch apresentou nessa terça 28, em Nova York, as novas bases da divisão de impressos de seu império midiático, que será lançada oficialmente no próximo mês. Durante reunião com investidores, revelou ainda – ao lado do CEO Roberto Thompson – o novo logo da empresa e sua situação financeira.
A divisão continuará se chamando News Corp e irá se separar, em 28 de junho, da área de TV e cinema, que se chamará 21st Century Fox. Além de jornais como The Times, Sunday Times, The Sun, Wall Street Journal, New York Post e The Australian, a News Corp também será responsável pela editora de livros HarperCollins, pela agência de notícias Dow Jones e pela empresa de ensino Amplify. A decisão, anunciada em dezembro de 2012, seguiu-se ao encerramento de dois veículos caros ao grupo de mídia: o jornal News of the World, envolvido num escândalo referente a grampos telefônicos, e o The Daily, considerado o primeiro jornal inteiramente desenvolvido para iPad, que não conseguiu atrair público e anunciantes. Na mesma época, Thompson, ex-editor-chefe da Dow Jones e do WSJ – foi apresentado como novo CEO.
Thompson disse que inicia a nova fase sem débitos, segundo relato da Reuters. O executivo afirmou que a News Corp tem US$ 2 bilhões em caixa para garantir as operações e atrair novos investidores. Questionado se a empresa iria às compras por novos títulos – grandes jornais americanos como Los Angeles Times e Chicago Tribune estão à venda – Murdoch disse que há boas oportunidades, com preços justos no mercado, mas a legislação americana, que proíbe posse cruzada de veículos líderes em seus respectivos segmentos, como TV e jornal, poderia dificultar os negócios.
O novo logo é escrito em letra cursiva, inspirada na caligrafia de Murdoch e de seu pai Keith, que deu início à história da multinacional com um grupo de jornais na Austrália. Questionado a respeito da influência dos problemas de alguns antigos projetos sobre os novos, Murdoch admitiu que errou, mas acrescentou: “Me foi concedida a extraordinária oportunidade que a maioria das pessoas nunca tem em toda sua vida: a chance de começar de novo”.
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