O Portal: quais os objetivos do primeiro reality RPG do Brasil?
Atração une o formato reality show com jogo de interpretação para tornar o segmento mainstream
O Portal: quais os objetivos do primeiro reality RPG do Brasil?
BuscarO Portal: quais os objetivos do primeiro reality RPG do Brasil?
BuscarAtração une o formato reality show com jogo de interpretação para tornar o segmento mainstream
Valeria Contado
5 de dezembro de 2023 - 7h51
A paixão pelo jogo de interpretação, conhecido como Role-Playing Game (RPG), uniu a consultoria de inovação 16 01 com a produtora e desenvolvedora de propriedades intelectuais focadas no mundo geek D20 Culture. A parceria entre as empresas resultou no desenvolvimento do projeto O Portal, que se intitula o primeiro reality show de RPG do Brasil, que estreia em 2024.
Com isso, a intenção dos executivos é unir entretenimento e cultura geek gerando conexão com os fãs e tornando o segmento mais popular entre outros públicos. Para isso, o reality show unirá personalidades em uma partida de interpretação que contará uma história. A intenção da produção é ter em seu elenco artistas, atletas, cantores e humoristas, para ter uma diversidade de profissões. Além disso, Fabio Porchat, sócio da D20, já está confirmado como apresentador da primeira temporada.
Grupo Flow expande negócios com o Flow Music
Edu Paraske, sócio da consultoria de inovação Hub 16 01, explica que a intenção é fazer um projeto que se transforme em um negócio para as marcas. “A ideia era fazer o conteúdo de RPG extrapolar as fronteiras e virar cultura pop. Formatamos esse projeto para o mercado e queremos e internacionalizá-lo”. Além disso, o executivo afirma que a intenção é que produção tenha mais de uma temporada.
A dinâmica desse reality show consistirá em ter os participantes interpretando uma história. Neste caso, não haverá uma disputa direta, mas uma equipe única. Os participantes devem enfrentar juntos os desafios que serão impostos pela história.
Para isso, os participantes vão contar com elementos que ajudarão a construir a história. “É um jogo colaborativo, onde ninguém ganha e ninguém perde. O objetivo é construir algo junto. Vamos trazer esse universo de pessoas ligadas a criação de uma forma ou de outra”, diz Peterson Rodrigues, cofundador e CEO da D20 culture.
Assim, o reality será gravado em até duas diárias e a história será contada por meio de episódios, com os próprios jogadores comentando o que aconteceu durante a dinâmica. Além disso, O projeto oferecerá conteúdo extra para os espectadores. A produtora apostará em conteúdo proprietário em redes sociais e um canal exclusivo no Spotify. Já para o lançamento dos episódios, o reality deve contar com uma plataforma de streaming, que ainda está sendo definida.
Fora da história principal, os produtores buscam fazer com que o público interaja com o reality. “Nessa missão de tornar o RPG mais mainstream, desenvolvemos uma ferramenta que conta histórias via Whatsapp. Nesse caso vamos criar narrativas prévias ao que vai acontecer no Portal para que as pessoas possam interagir antes mesmo de lançar”, afirma Rodrigues.
Além disso, O Portal contará com uma equipe multidisciplinar que tem desde redatores, que ajudarão construir a história, até designers e estilistas que serão responsáveis por construir a imagem dos personagens.
Para consolidar o reality como um atrativo também para as marcas, O Portal oferecerá dois tipos de cotas para os anunciantes. A primeira é a Mestre, que é um pacote exclusivo, e a segunda é a cota Player, que oferece aos anunciantes a possibilidade de realizar ações durante o programa.
“As cotas player serão menores, mas a marca tem visibilidade e possibilidade de fazer entregas criativas. Temos uma preocupação com a jornada e a fluidez do jogo”, afirma Paraske.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King